Resposta: O filo Cnidaria é portanto grupo-irmão dos metazoários bilaterais. Uma das principais questões relativas à filogenia dos cnidários refere-se à forma ancestral - foi o pólipo ou a medusa? ... Os ctenóforos são monofiléticos e formam um pequeno filo com cerca de 100 espécies atuais.
Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.
Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos. ... Essas células participam da defesa dos cnidários contra predadores e também da captura de presas.
Hydrozoa. Anthozoa. Quais características abaixo faz parte apenas do corpo medusóide dos Cnidarios? Tentáculos e Umbrela.
forma polipoide e forma medusoide são as duas organizações corporais. forma polipoide é a forma fixa dos cnidarios, ou seja eles são seres sésseis e passam sua vida inteira presos (parados).
Os cnidários são animais mais antigos do Reino Animal, tendo as seguintes características: ... - representantes conhecidos são as águas vivas, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas, corais e hidras. - ausência de órgãos verdadeiros e sistema incompleto de digestão, - respiração e circulação por meio de difusão.
Resposta: As formas básicas dos cnidários são: Pólipo que é a forma fixa, parecido com uma planta. E medusa que é a forma móvel semelhante a uma água viva. É chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!
Na reprodução da água-viva, a fase sexuada acontece na forma de medusa, a fase mais desenvolvida do ciclo; a assexuada ocorre na forma de pólipo, que é reduzida. Observe o esquema: Depois que os espermatozoides fecundam o óvulo, forma-se o zigoto, que se desenvolve e origina um embrião.
Nos cnidários, ocorrem duas fases de vida diploide, em que uma é séssil e responsável por realizar a reprodução assexuada e a outra é livre e realiza a reprodução sexuada. A reprodução assexuada é realizada na fase de pólipo, uma forma séssil do cnidário. A fase sexuada é a da medusa, que é uma forma livre e natante.
Reprodução. Os pólipos apresentam reprodução de dois tipos: Sexuada e Assexuada. Porém a forma mais frequente de reprodução dos pólipos é do tipo assexuado. Reprodução assexuada se dá por brotamento ou fissão binária.
Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais aquáticos que se reproduzem de modo sexuado e assexuado. Quando o animal se encontra na fase de medusa, ocorre a reprodução sexuada, com exceção dos corais e anêmonas-do-mar (antozoários), das hidras e outras poucas espécies que nunca desenvolvem.
A reprodução das medusas é do tipo sexuada. Os ovos que resultam da fecundação se desenvolvem em pequenos pólipos, que ficam presos no fundo do mar. Através do brotamento, os pólipos evoluem para medusa. Quando atingem o tamanho necessário, elas se libertam do pólipo e se transformam em animais adultos.
oceanos
As medusas se alimentam enquanto são deslocadas de um lado para o outro do oceano, através das correntes marítimas. É como se com esses movimentos, elas filtrassem seus alimentos, se alimentando de peixes, mariscos, pequenos seres aquáticos e outros organismos presentes na água.
Alimentação dos cnidários Os cnidários são animais basicamente carnívoros. Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas).
Todos os celenterados, são carnivoros e eles se alimentam de duas maneiras: a primeira é a mais comum, é quando ele agarra a presa, leve a boca com um ou mais tentaculos, os celenteradfos podem atirar pequenos e envenenados dardos através dos tentaculos que, ou paraliza a presa, ou impede a sua fuga, mas isso é quando ...
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
O aparelho de digestão dos cnidários é composto por boca, cavidade gastrovascular e gastroderme. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca.
Cnidários: os pólipos, forma fixa, se alimentam através da captura de pequenos peixes, que são capturados pelas células de defesa dos cnidários, os cnidócitos, que liberam uma toxina que mata os animais.
O sistema digestório dos cnidários é considerado incompleto, pois esse grupo não contém ânus. Os resíduos metabolizados são eliminados pela boca.
cnidócitos