Isso mesmo, ele não é um legume, mas uma fruta, assim como a laranja, o limão e o maracujá. ... Isso acontece porque o tomate possui sementes dentro de si. Quando você tiver dúvida se um alimento for um fruto ou um legume, basta pedir ajuda a um adulto para abri-lo.
legumes
Para a botânica, uma fruta é tudo aquilo que vem da fertilização do ovário de uma flor. Os vegetais são as outras partes comestíveis de algumas plantas – ou seja: com base nessa definição, o tomate é uma fruta.
Fruta x fruto Fruta é um termo popular usado para frutos que, normalmente, são doces - laranja, carambola e banana, por exemplo. Cientificamente, o nome certo é fruto: produto que se desenvolve a partir do ovário (parte do órgão reprodutor feminino, onde estão os óvulos, que formarão as sementes) da flor.
Legumes são plantas consumidas, em geral, cozidas, e comemos órgãos diferentes desses vegetais, como frutos, caules ou raízes. Por exemplo: o chuchu, a abóbora, a vagem, o pepino, o pimentão, o quiabo e o tomate são popularmente chamados de legumes, mas, na botânica, eles são classificados como frutos.
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.
Uma abóbora, do ponto de vista de um botânico, é uma fruta porque é um produto da estrutura geradora de sementes das plantas com flores. Os legumes, por outro lado, são a porção comestível de plantas, como folhas, caules, raízes, bulbos, flores e tubérculos.
Significado de Abóbora substantivo feminino Fruto da aboboreira, de cor alaranjada ou avermelhada, muito usado na culinária por sua polpa comestível; jerimum. [Botânica] Árvore que produz esse fruto; aboboreira. ... substantivo masculino [Figurado] Homem mole e fraco; molenga.
Significado de Fruta substantivo feminino [Popular] Qualquer fruto, pseudofruto ou infrutescência comestível.
A cultura da abóbora teve origem na América, onde foram domesticadas há cerca de 9.
Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu.
Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros: Abobra - uma única espécie, nativa da América do Sul.
O fruto que é tão rico em sabor, é igualmente rico em nutrientes que beneficiam nosso organismo. Ele é boa fonte de betacaroteno, vitamina C e vitamina E-que têm propriedades antioxidantes-e de vitaminas do complexo B. Ainda é rico em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio.
A Cabotiá pode ser consumida com casca, quando assada ou cozida. E as sementes de todas as abóboras podem ser assadas e comidas como salgadinhos, ou com saladas e sopas. Abóbora paulista: Costuma ser bem grandona e vendida em pedaços.
Abóbora também 'faz bem para a vista': confira os benefícios desse alimento
Casca de abóbora pode aparecer em saladas e até no arroz Por ser rica em fibras, vitamina C e ter antioxidantes, dentre suas vantagens está o fortalecimento dos ossos e dentes, aumento da imunidade e, ainda, combate ao câncer e a problemas ligados ao sistema cardiovascular.
Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitamina A e C; Ajudar a perder peso, por ter poucas calorias e ser rica em fibras; Prevenir câncer, devido ao seu alto teor de betacarotenos, vitamina A e C; Previne rugas e melhora a pele, devido à presença de vitamina A e carotenoides.
Por ser baixa em caloria, também é indicada para quem faz restrição de calorias, pois possui apenas 25 calorias por 100 gramas de consumo. É rica em carboidratos e fibras alimentares, sendo uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais, como o ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco.
Japonesa ou cabotía Muito usada para o preparo de massas, caldos e sopas, a abóbora japonesa, ou cabotía, é o tipo mais indicado pelos nutricionistas.
Outras quantidades: 1 porção - 58kcal, 100 g - 46kcal, 1 oz - 13kcal, Outras quantidades: 1 xícara, cortada em cubos - 80kcal, 1 xícara, em purê - 91kcal, 1 xícara - 68kcal, Outras quantidades: 1 oz - 7kcal, 1 lb - 118kcal, 100 g - 26kcal, mais...