Corresponde à gestão de serviços públicos, atividades de fomento e poder de polícia. Os primeiros são prestações voltadas para necessidades comuns; os segundos, programas de incentivos; e os terceiros, atividades de restrição à liberdade ou propriedade em benefício coletivo.
Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta. A administração direta é aquela exercida pelo conjunto dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A importância da idéia de Administração como prática social se dá devido ao fato de que essa associação auxilia no gerenciamento do serviço público, uma vez que devemos levar em consideração a organização como um intrincado centro de disputa de poder entre grupos/pessoas sem esquecer das técnicas de gerenciamento.
Administração Pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procura satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, dentre outras áreas. Governo é conduta independente; Administração é conduta hierarquizada. ...
Comentário: As atividades precípuas da administração pública são: polícia administrativa, serviço público, fomento e intervenção. ... Com efeito, as atividades privadas de interesse público são incentivadas pelo Estado através da atividade de fomento, mas não constituem, por si só, uma atividade precípua.
O sentido subjetivo é a forma pela qual a multiplicidade de elementos presentes na subjetividade social, assim como todas as condições objetivas de vida do mundo social, se organizam numa dimensão emocional e simbólica, possibilitando ao homem e a seus distintos espaços sociais novas práticas que, em seus ...