O SFN tem como órgão executivo central o BACEN, que supervisiona as normas estabelecidas pelo CMN. ... Ou seja, o Banco Central possui a sua disposição basicamente três instrumentos para a realização da política monetária: operações de mercado aberto, redesconto e depósitos compulsórios.
Curiosidade: se o BACEN compra títulos públicos ele entrega dinheiro em troca de títulos, favorecendo um aumento na inflação. Já se o BACEN vende títulos, então ele entrega títulos e recebe dinheiro, induzindo a uma redução na inflação.
Principais instituições do mercado financeiro brasileiro
Ao comprar títulos públicos você está emprestando dinheiro ao governo. Ele usa esse dinheiro para obras de infraestrutura e outras necessidades nacionais, por exemplo. ... CDB é um dinheiro que você empresta aos bancos. Também o LCI, o LCA e até a poupança e mesmo a sua conta corrente.
Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento. É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título.
A principal diferença é que, em um título pré-fixado, o investidor já sabe qual será a rentabilidade, desde que ele mantenha o papel até o seu vencimento. Já no caso dos pós-fixados, não existe forma de saber antecipadamente qual será o retorno, já que ele depende de fatores que ocorrem após o momento da aplicação.
Anteriormente chamado de LTN (Letra do Tesouro Nacional), o Tesouro Prefixado é um título prefixado (como o próprio nome já deixa claro), o que significa que possui rentabilidade definida no momento da compra.
Investimentos pré-fixados são aqueles que têm sua taxa de rentabilidade indicada em um momento prévio ao vencimento – mais especificamente, durante a compra.
Os investimentos pós-fixados são aqueles em que não é possível conhecer o rendimento da aplicação no momento da aquisição do título. Esses investimentos são atrelados a um indexador e só é possível saber, de fato, quanto ele rendeu, no vencimento da aplicação, ou seja, no dia do resgate.
O principal fator a se considerar na hora de escolher entre Renda Fixa prefixada e pós-fixada é o momento atual da economia. Basicamente, a regra é: se a inflação está em alta, então invista em pós-fixado; se a inflação caiu e a Selic dá sinais de cair também, invista em prefixado.