Si vis pacem, para bellum é um provérbio em latim. Pode ser traduzido como "se quer paz, prepare-se para a guerra" (geralmente interpretado como querendo dizer paz através da força — uma sociedade forte sendo menos apta a ser atacada por inimigos).
A "guerra justa" era o modo como os colonos portugueses se referiam aos confrontos com os povos nativos que representassem uma "ameaça" ou um "obstáculo" para a colonização.
A "guerra justa" era o modo como os portugueses chamavam aos conflitos com os povos nativos, perpetrados pelos colonizadores, motivados por agressões dos nativos.
O conceito de “Guerra Justa” surgiu a partir da visão dos portugueses a respeito da reação dos índios, segundo eles, capazes de cometer verdadeiros atos de selvageria. ... O resultado foi a criação de dispositivos legais que legitimavam uma guerra de extermínio.
A pressão dos jesuítas para que a Coroa portuguesa proibisse a escravização indígena resultou em leis que determinaram a proibição da escravização indígena em 1570, 1587, 1595 e 1609. Essas leis defendiam que somente em caso de “guerra justa” é que os indígenas poderiam ser escravizados.
Os os Europeus trouxeram os africanos para utilizar sua mão de obra escrava porque, inicialmente, eles fizeram com que os índios trabalhassem na extração de madeira em troca de espelhos, tecidos e outros objetos trazidos da Europa, mas, aos poucos, os índios foram se negando a trabalhar em troco desses objetos.
Resposta. A escravidão dos índios foi substituída pelos africanos, porque os indígenas não aguentavam mais trabalhar para os portugueses, muitos dos indígenas fugiam e outros morriam e muitos faziam de qualquer jeito. Então decidiram os portugueses "trocar" os índios pelos africanos.
foram Vistos pelos colonizadores como um obstáculo por quererem proteger suas terras, usando-a de forma consciente e sem exploração. já os servos da coroa portuguesa eram agressivos e rudes, catequizaram os índios e os que não aceitaram morreram.
Na verdade a importancia dos colegios jesuitas era catequista os indios eles aprenderem o idioma , a cultura e principalmente a religiao com o objetivo de acalmar e amenizar o relacionamento dos indios com os portugueses. ... Esses colegios tiveram uma enorme participaçao no escravismo no desrespeito cultural dos indios.