Ao estudarmos os inúmeros assuntos contidos na gramática, vez ou outra encontramos algo relacionado à concordância, que, como sabemos, está relacionada ao ato de concordar, ajustar-se a algo. Desta forma, temos que muitas vezes o verbo ou o adjetivo concorda com o substantivo do qual se encontra mais próximo.
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. ... Se o sujeito vier depois do verbo, concorda com o núcleo mais próximo, ou vai para o plural.
Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância: Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal. Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância nominal.
8) Quando o sujeito é o pronome relativo "quem", pode-se utilizar o verbo na terceira pessoa do singular ou em concordância com o antecedente do pronome. Exemplos: Fui eu quem pagou a conta. / Fui eu quem paguei a conta.
Verificado por especialistas c) Na oração 1, temos a forma verbal "faz". Na oração 2, a forma verbal "lança". Elas mostram uma inadequação em relação à concordância, porque deveriam estar no plural, pois o sujeito é composto, formado por dois núcleos ("reaparecimento" e "falta").
A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Estão plenamente respeitadas as normas de concordância verbal na frase:
Estão plenamente acatadas as normas de concordância verbal na seguinte frase:
Está clara e correta a redação da seguinte frase:
Quanto à concordância do verbo SER, a língua padrão desaprova a seguinte construção: Ontem foram sete de janeiro. Todos fomos muito distraídos. Era duas e meia da manhã e chovia.