O marca-passo é recomendado para pacientes com bradicardia (frequência cardíaca lenta) causada pelo desgaste do sistema elétrico do coração que pode acontecer pelo envelhecimento ou por alguma doença cardíaca, afirma o cardiologista Márcio Figueiredo, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas e professor de ...
Mas ainda assim dura entre sete e 12 anos (conheci um paciente com 20 anos de uso de bateria). A cada três ou seis meses o médico checa o aparelho com um computador especifico para esse fim e vê quanto ainda falta e ajusta para como a pessoa vai usar.
Como é o procedimento para colocar Marcapasso, Ressincronizador Cardíaco e Cardiodesfibrilador Implantável? A cirurgia é considerada simples, de rotina. A duração varia entre uma e duas horas, sendo realizada com sedação e anestesia local. O paciente pode ir para casa em até 2 dias.
O marca-passo artificial funciona com três componentes básicos: o gerador de impulso, os eletrodos e o programador. O gerador de impulso é implantando abaixo da pele e é o responsável por gerar impulsos para estimular o coração. Os eletrodos são responsáveis por conectar o coração ao gerador.
Quando o marcapasso falha o mais comum é que o paciente sinta palpitações, tontura, sensação de desmaio. Porém muitas vezes não chega a sentir nada, por isso é importante o acompanhamento e avaliações periódicas do marcapasso.