Ao ver ou tocar um tecido, mesmo a pessoa mais iniciante consegue identificar algumas características que o diferencia de um outro tecido. O peso, a textura, a flexibilidade, a temperatura que ele passa, se ele desliza ou é mais áspero.
Toda Roupa de qualidade é formada por fibras naturais, lembre-se que seda, algodão e lã tem uma qualidade muito superior a roupas de fibras sintéticas. As costuras da roupa precisam estar firmes e devem possibilitar uma margem para os ajustes.
Linho: o linho é um tecido fino e elegante. É um dos queridinhos do verão por ser fresquinho e conferir um charme de “tecido natural”. Crepe: existem variações de crepe, os mais finos e leves são o crepe nuage e o crepe lorraine. Possuem um toque muito macio, que “escorrega” quando manuseado.
Tanto o jeans quanto a sarja são feitos de algodão. ... Além do algodão, o jeans é confeccionado com ligamentos de sarja e elastano, o que torna a peça bastante flexível. Já a sarja é composta exclusivamente de algodão. Ou seja: ela não apresenta nenhum complemento que dá maior flexibilidade ao tecido.
neoprene
Os tecidos naturais como algodão e suas variações (algodão egípcio e algodão orgânico), linho, seda e percal (feito com fio penteado de algodão) são os recomendados pelos especialistas, por serem confortáveis e permitirem a transpiração.
Os tecidos naturais mais indicados para inverno são veludo, flanela, lã e seda. A lã é condutora de calor, ou seja, um tecido considerado quente, pois não deixa o frio entrar e nem o calor do corpo sair. Quem prefere um tecido mais leve tem como opção a seda.
De forma geral todos os tecidos feitos de 100% poliéster e 100% poliamida podem ser utilizados para sublimação, esses são certamente os melhores tecidos para serem utilizados com essa tecnologia, no entanto podem ser utilizados também tecidos mistos que tenham um mínimo de 60% de conteúdo de fibras sintéticas ( ...
Confira os tipos disponíveis no mercado:
Como foi dito anteriormente, é grande a variedade de malhas, porém selecionamos as mais comuns para camisetas e explicamos quais são suas composições e usos:
Malha Algodão
A fibra desse material usada na fabricação de tecidos costuma ser mais forte e bem mais resistente, se compararmos com a fibra de algodão. As vantagens do poliéster são: Durabilidade: com fibras maiores e mais resistentes, o poliéster é mais durável; ... Preço mais barato, se comparado ao algodão.