O mínimo exigido é que os candidatos tenham um curso superior completo. Para os cargos de investigador e escrivão, por exemplo, são aceitos diplomas de qualquer área do conhecimento. Para outros cargos é preciso ter formação específica. Para o cargo de delegado, por exemplo, o candidato deve ser bacharel em Direito.
Entre os requisitos para ser Escrivão, estão ter ensino superior completo em qualquer área de formação e carteira de habilitação – categoria B, aliás. Além disso, é importantíssimo passar em todas as etapas do concurso público.
“O que vai ter de diferença vai ser, basicamente: o agente vai ter algumas aulas práticas a mais e algumas aulas teóricas diferentes entre os cargos”. As aulas teóricas são com base na atividade que o cargo mais terá contato. No caso do Escrivão, por exemplo, terá muitas aulas sobre inquérito policial.
Funções de um Agente da Polícia Federal As atribuições legais do Agente da Polícia Federal são executar investigações e atuar em operações policiais objetivando a prevenção e repressão de ilícitos penais, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão, atuando como Polícia Judiciária da União.
Concurso Polícia Federal: tudo sobre os cargos autorizados
Ele é responsável executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais e desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa.
Para candidatar-se a um lugar no COT, basta pertencer aos quadros da Polícia Federal e se dispor a passar por um curso de 18 semanas. Nele, os candidatos recebem um número, um uniforme e têm cabeça raspada.