Os metais são bons condutores de calor. É por essa razão que uma panela é feita, na maioria das vezes, de metal, como, por exemplo, o alumínio. Há, no entanto, outros materiais que são isolantes ou mau condutores de calor. A madeira, a borracha e a cerâmica são exemplo de materiais maus condutores de calor.
Bons condutores de calor são aqueles que permitem a passagem de calor de forma mais fácil e que tem um baixo calor específico. Já os maus condutores de calores são aqueles que tem um alto calor específico e que necessita de muito calor para modificar a sua temperatura.
Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico.
O isolamento térmico impede que o ambiente interno perca calor e fique frio quando as temperaturas externas estão baixas, ou que fique quente quando as temperaturas externas estão elevadas. Isso tem como objetivo garantir um ambiente mais confortável e saudável.
O isolante térmico cria uma barreira à passagem do calor ou frio entre dois meios. Isso porque naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas. O isolamento térmico é baseado no uso de materiais com condutividade térmica muito baixa.
As mantas são a maneira mais tradicional de fazer isolamento térmico. Feitas de lã mineral – de rocha ou de vidro – elas são aplicadas tanto sob o teto – no forro – quanto nas paredes, e acabam sendo uma das maneiras mais baratas e práticas de isolar a casa termicamente, tanto do frio quanto do calor.
Passo-a-passo da manta de caixa de leite