Passo a passo: como calcular a folha de pagamento
Como fazer uma planilha de folha de pagamento. Inicialmente, a planilha deve conter os dados de cada funcionário, os salários dos mesmos, a porcentagem paga por cada impostos, a quantidade de horas extras e os benefícios. Tendo todos esses dados de cada funcionário, basta dispor eles de forma a calcular o salário.
Fica a cargo da contabilidade transformar todos os fatores envolvidos na relação de trabalho em valores numéricos, expressos por meio de códigos, referências e percentuais, que têm como resultado a folha de pagamento.
Veja como fazer folha de pagamento
Cabe a empresa questionar o escritório e solicitar que sejam corrigidos os erros e também providenciar com a máxima urgência o pagto. Na convenção coletiva de trabalho em sua maioria, existe clausula onde a empresa tem um prazo para pagar a diferença referente ao erro na folha de pagto do empregado.
De acordo com a Convenção Coletiva 2012 fica estipulado o prazo de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da comunicação por escrito do erro cometido pela empregadora apresentado pelo empregado e comprovadamente entregue, para a empresa efetuar o pagamento de eventual diferença salarial devida ao empregado igual ou ...
Procure o Ministério do Trabalho, se a empresa demorar a sanar o ocorrido. Atraso no pagamento integral de salário enseja auto de infração .
É crime a retenção dolosa, sendo vedado, ainda, salvo exceções, qualquer desconto nos salários do empregado. Por outro lado, o empregado não devolver os valores recebidos a maior pode caracterizar enriquecimento sem causa.
O trabalhador adquire direito a férias após cada período de 12 meses (período aquisitivo) de vigência do contrato de trabalho, ou seja, conta-se o ano contratual, e não o ano civil (CLT, artigo 130).
se o atraso for inferior a 20 dias, deve ser aplicada a correção monetária referente ao período em atraso e multa adicional de 10% sobre o salário que não foi pago na data correta; se o atraso for superior a vinte dias, é aplicada a multa anterior com um acréscimo de 5% a cada dia útil de atraso após o vigésimo dia.
Salário deve ser pago até 5º dia útil do mês. O pagamento do salário até o quinto dia útil do mês é regra legal que não pode ser relevada pelas partes do contrato de trabalho.
Por ser uma liberalidade, o empregador — a pedido do próprio colaborador — poderá suspender individualmente o pagamento do adiantamento, dando a ele a totalidade de cada parcela salarial até o quinto dia útil de cada mês.
Em hipótese alguma a empresa pode deixar de pagar o vale-transporte ao funcionário, se isso acontecer e o funcionário faltar ao trabalho em decorrência disso, ele não pode ter o dia descontado na folha de pagamento e muito menos ser mandado embora.