Administrar medicamentos é um processo multidisciplinar que envolve três áreas: a medicina, a farmácia e a enfermagem. Inicia-se no momento da prescrição médica, continua com a provisão do medicamento pelo farmacêutico e termina com o seu preparo e administração aos clientes, pela equipe de Enfermagem.
O exercício da profissão de Enfermagem deve ser feito com “justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”. As relações devem ser baseadas no direito, na solidariedade e no respeito às diversidades.
Somente a aplicação de injetáveis poderão ser ministradas pelo farmacêutico ou por profissional habilitado com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico pela farmácia ou drogaria, preenchidas as exigências legais.
Conforme as leis tem-se como penalidade a advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e a mais grave de todas que é a cassação do direito ao exercício profissional.
As penalidades a serem impostas pelo Sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o Art. 18, da Lei Nº 5.
As alternativas abaixo indicam responsabilidades, direitos, deveres e proibições contidas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, exceto: ... Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
Com base no CEPE, é correto afirmar que é dever profissional: A Requerer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, medidas cabíveis para obtenção de desagravo público em decorrência de ofensa sofrida no exercício profissional ou que atinja a profissão.
O auxiliar de enfermagem deve respeitar os preceitos da profissão de enfermagem que estão expressos nos deveres, na deontologia e no segredo profissional. Sobre o assunto, é correto afirmar: ... O auxiliar de enfermagem deve manter sigilo profissional conforme descrito na Consolidação das Leis do Trabalho de 1961.
RESPONSABILIDADES E DEVERES 5º - Exercer a profissão com justiça, compromisso, eqüidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade. Art. 6º - Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
Descrição detalhada
Além de integrar a equipe de saúde e educar, cabe ao auxiliar preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos; executar tratamentos prescritos; prestar cuidados de higiene, alimentação e conforto ao paciente e zelar por sua segurança; além de zelar pela limpeza em geral.
Legislações Decretos e Leis na Enfermagem
A legislação do Curso Técnico em Enfermagem é importante para a transmissão de diretrizes éticas, direitos e deveres dos profissionais da área de Enfermagem. No Brasil, a profissão de Técnico em Enfermagem é regulada pela Lei Nº 7.
O exercício profissional é a realização de um trabalho, a prática da profissão. ... Define-se por profissão o conhecimento aplicado a uma prática social.
A Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (LEPE nº 7.
DECRETO No 94.