A oxidação negra a quente utiliza um sal cáustico que, misturado com água e sob ação de temperatura (135-140ºC), produz um acabamento preto, aderente e uniforme de óxido ferroso-férrico, na superfície das peças tratadas. Podem ser tratadas peças de AÇO com teor de cromo inferior a 12%.
O SUPER BLUE, Gun Blue é a solução mais fácil e comprovada para retocar ou restaurar completamente o acabamento de sua arma de fogo, dando um acabamento na cor preto profundo ao metal. Antes da aplicação do Super Blue é necessário efetuar a limpeza das partes de metais e remover toda ferrugem antes da restauração.
Borrife o item de metal com uma boa quantidade de peróxido. Isso vai ajudar a apressar o processo de ferrugem. Salpique sal no artigo de metal. Você deverá fazer isso enquanto o peróxido ainda estiver molhado.
Tanto a oxidação quanto a corrosão e ferrugem acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema.
Os utensílios de ferro fundido devem ser guardados bem secos para que não corram o risco de enferrujarem e devem ser untados com uma fina camada de óleo. Depois de lavar o seu utensílio de ferro fundido com sal grosso ou sabão neutro, enxágue bastante.
Como prevenir o aparecimento da ferrugem A tinta esmalte é a mais usada para prevenir a oxidação. As superfícies devem ser pintadas primeiramente com tinta especial para metal, e depois com o esmalte. Essa segunda camada também pode ser feita com tintas de galvanização a frio, zinco e estanho.
Evite a ferrugem
Se sua panela de ferro já estiver enferrujada Num recipiente onde caiba a panela, preencha metade do volume com água e a outra metade com vinagre branco. Coloque a panela dentro do recipiente. Ela tem que ficar imersa no líquido! ... Após isso, lave com água e depois seque-a bem.
Jogue um pouco de sal grosso dentro da sua panela de ferro. Espalhe o sal grosso e use uma esponja para esfregar, como se o sal fosse o sabão. – Três: Despeje e comece a esfregar. Enxágue e seque no fogão para evitar ferrugem.
Uma opção para remover a tinta do ferro é usar lixas. Não é um processo muito eficiente quando seu interesse está em remover toda e qualquer partícula de tinta velha. Mas, em alguns casos, o uso de lixas funciona muito bem, quando a tinta a ser removida está descascando da peça.
A fusão do ferro é feita em um forno conhecido como cubilô, que funciona à base de carvão mineral e ar comprimido, e faz o processo de derretimento do ferro que sai na temperatura citada acima. Essa parte é extremamente delicada, pois o ferro está muito quente e deve ser colocado com muita calma sob o molde.
Remover epóxi pode ser rápido e fácil....Como remover epóxi com segurança e eficiência
Utilize leite quente na mancha ou sumo de casca de limão. Aplique no tecido seco e deixe agir por alguns segundos. Para remover o produto, lave com sabão neutro. Ingredientes: leite azedo, suco de limão e água morna.
Contato com a pele: Remover roupas contaminadas, retirar o produto com óleo vegetal (óleo de cozinha), e em seguida lavar com água corrente em abundância.