Estes números estão na forma de: dígitos, letras e números seqüenciais [sufixo]. A letra é sempre 'N', e oprimeiro digito é 1 para diodos, 2 para transistores , 3 para dispositivos de 4 camadas e assim por diante. Mas 4N e 5N são reservados para acopladores oticos. Os números seqüenciais começam em 100 até 9999.
Como saber o código de um transistor ou diodo SMD usando o SMD CODE. É bem intuitivo apesar de não ser em português, 9Y1 é um zener de 9,1Volts por 1 Watt, Phi quer dizer que o fabricante do diodo SMD é a Phillips, O é a configuração de pinagem e SOT89 é o encapsulamento, que é esse ilustrado abaixo.
Os fusíveis com tecnologia SMD ("superficial monting device") são difíceis de ser encontrado nas placas pelos técnicos novatos, por serem pequenos e apresentar poucas informações em seu corpo, o que é uma característica dos componentes SMD....Códigos para Fusíveis SMD.
A maneira mais fácil e óbvia de descobrir a tensão de um diodo Zener é olhar o código impresso ou as faixas coloridas no corpo do mesmo e consultar a Internet.
Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar operando como circuito aberto; Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto; Se a tensão em ambos os sentidos for superior à da barreira de potencial, o diodo está funcionando como circuito aberto.
Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido. Valores menores que 1kΩ indicam um capacitor em curto.