É um produto que tem um acabamento diferenciado, resultado de uma etapa adicional no processo comum de fabricação. É praticamente a “cereja do bolo”. Essa fase de acabamento oferece ao revestimento aquele efeito “retinho” e uniforme em suas quatro bordas.
As peças retificadas surgiram no mercado há menos tempo do que as peças bold. Sua grande diferença é que as bordas são retas, ou seja, não são arredondadas como nos pisos anteriores. Para conseguir essa exatidão no corte, as placas são cortadas por discos de diamante.
O revestimento retificado possui acabamento reto e preciso, pois suas bordas são cortadas por discos de diamante. O que acaba deixando a superfície mais lisa também. Dessa forma, é possível instalar o piso de maneira uniforme e com alinhamento total.
A principal diferença está na fabricação. A cerâmica é composta por uma mistura de argila e alguns minerais e confere um belíssimo resultado estético. Já o porcelanato é feito de porcelana e outros materiais mais nobres.
A cerâmica tradicional passa por processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a 1.
O porcelanato é um piso liso, homogêneo e mais denso. A versão brilho é uma das mais utilizadas em ambientes internos por trazer a ideia de sofisticação e pureza. A cerâmica é mais rústica e discreta.
No quesito preço, o porcelanato leva desvantagem. Ele é mais caro que a cerâmica, dado todas as suas características e atributos, como durabilidade, beleza e facilidade de manutenção. ... Contra os R$ 20 o m² do porcelanato, o valor da mesma metragem de piso cerâmico pode ser encontrada a partir de R$ 9,90.
mais de 20 anos
Por norma, se denominam de porcelanato os pisos de alta resistência e baixa absorvção de água. ... No caso do azulejo, a resistência à abrasão e infiltração de água é bem menor, sendo um piso inferior em vários aspectos, por isso seu preço acaba sendo menor também.
Qual a diferença entre porcelanato polido e esmaltado? O porcelanato polido recebe uma camada de polimento depois da fabricação. Já o porcelanato esmaltado ganha uma camada neutra de esmalte e em seguida o desenho da estampa.
Assim como o piso para cozinha, o porcelanato mais indicado para o banheiro é o esmaltado acetinado com borda reta (retificado), que utilizam menos rejunte, facilitando a limpeza. As placas de piso retificado têm acabamento reto e preciso.
Quais são melhores tipos de pisos e revestimentos para banheiros
As 9 melhores marcas de porcelanato
Imagem 54 – Porcelanato acetinado é melhor para áreas externas do que os do tipo polido ou esmaltado, já que ele é menos liso e escorregadio. Imagem 55 – Mesmo sem tapete, o porcelanato acetinado confere um ar mais aconchegante ao ambiente do que outros tipos de porcelanato.
Pisos com tons de cinza ou bege são opções a se considerar, principalmente os que possuem veios e pigmentos, não dando tanto destaque à sujeira. Mas se a melhor escolha é o claro ou o escuro, isso ainda depende de cada tipo de piso a ser usado.
Não há mistério sobre qual produto usar para limpar o porcelanato acetinado, pois você vai precisar: Pano macio (que não solte plumas ou fiapos); Água; Detergente neutro diluído em água com proporção de 1 colher para cada 5 litros de água.
Para limpar piso porcelanato acetinado, siga as etapas a seguir:
Utilize uma solução de limpeza que contenha uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água; Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar; Passe um pano de chão molhado; Seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.
Saponáceos e líquidos à base de cloro também podem ser empregados, desde que diluídos em água, segundo a Portobello. Se a sujeira persistir, o fabricante indica uma solução de detergente e água. Anderson Ezequiel, da Eliane, lembra que há produtos específicos para limpeza de porcelanatos, encontrados em home centers.