Como é possível observar, as palavras sofrem uma modificação em seu significado quando possuem o acréscimo dos elementos mórficos CON-, DES- e IN-. Esse elemento mórfico que antecede o radical das palavras, conferindo-lhes um novo significado e originando novas palavras, é conhecido como prefixo.
Pois é, em português usamos o prefixo -des, em inglês foi escrito com -un. O adjetivo em questão era comfortable (confortável), após o prefixo '-un' que significa 'não' ele (adjetivo) se tornou uncomfortable (desconfortável).
Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.
Derivação
No processo de composição por aglutinação, há junção de duas ou mais palavras com perda ou troca de letras e fonemas. Exemplo: plano + alto = planalto ---> a vogal O de "plano" foi suprimida.
É o processo pelo qual se obtêm palavras novas (derivadas) pela anexação de afixos à palavra primitiva. A derivação pode ser: prefixal, sufixal e parassintética.
Essa palavra foi formada pelo processo de composição por justaposição. Guarda e sol são os radicais que a compõem. A formação das palavras na Língua Portuguesa pode ocorrer por - derivação ou composição. A composição por justaposição é constituída a partir da união de dois ou mais radicais.
a)Segunda-feira é uma palavra cuja formação se dá por Composição, Justaposição, porque ao ser formada ela não perdeu nenhuma palavra dos seus dois núcleos, no caso: Segunda + feira = Segunda-feira.
a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema? O processo de formação da maioria das palavras desse poema é justaposição, pois não ocorre alteração fonética. Por exemplo na palavra “pernalta” percebe-se uma mudança, ja em superpopulação não ocorre o mesmo.
Por exemplo: infeliz é uma palavra derivada por prefixação; felizmente é uma palavra derivada por sufixação. ... O sufixo -ment(e) agrega-se a infeliz. Ou, de outra forma possível, o sufixo -ment(e) agrega-se a feliz, o prefixo in- agrega-se a felizmente.
As palavras infelicidade e felicidade são ambas derivadas do mesmo radical latino Felix, feliz. Felicidade tem como formação da palavra o sufixo "dade" que tem função de ajetivar o substantivo para dar sentido de estado. ... Infelicidade foi formada colocando o prefixo "In" com o sentindo de negação nesta palavra.