Topé é a Oya mais próxima a Exú Iná (Exu do fogo/ Iná=fogo em yorubá), é uma Oya quente e perigosa por ser demasiadamente ligada ao fogo. ... Esta Oya se veste somente de vermelho vivo e marrom, tem enredo com Exu Iná, Xango Barú, Ogun Xorokê e Ogun Akajá.
Qualidades: Oyà Petu – Ligada a Xangô e até confunde-se com ele, Oyá dos raios. Oyà Onira – Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas de Oxun,veste rosa. Oyà Bagan – Oyá com fundamento com Oxossi, Egun,Exú,Ogun guerreira dos ventos os estreitos das matas.
As velas acesas para Iansã deverão ser da cor amarela, para continuar em sua frequência vibratória. A variação de quantidade de velas deve ser a mesma que se acende para qualquer outro Orixá ou Entidade, de acordo com os objetivos da magia.
Os filhos de XANGÔ com IANSÃ são donos de si, entram em confusão facilmente por terem suas atitudes movidas por impulso. Sua opinião é formada sobre o que considera certo ou erradoe adoram ser adulados. Autoritários, seu temperamento mutável pode torná-lo violentos, já que não aceitam ser confrontados.
XANGÔ
Xangô
Ficou curiosa? Então, conheça o Orixá de cada signo
O planeta regente de 2020 é o sol – entenda o que isso significa.
O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu. Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia. Uma boa dica para as pessoas que passam por pertubação mental é fazer essa comida.