A bilirrubina direta sofre ação da bile no intestino, sendo eliminada na forma de urobilinogênio ou estercobilinogênio. Assim, a concentração de bilirrubina direta está alterada quando há alguma lesão hepática ou obstrução biliar.
A icterícia constitui-se em um dos problemas mais frequentes do período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia, que é definida como a concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) maior que 1,3 a 1,5 mg/dL ou de bilirrubina direta (BD) superior a 1,5 mg/dL, desde que esta represente mais ...
- Aumento predominante de bilirrubina conjugada (direta): causada por doenças hepáticas ou obstrução de vias biliares, neste caso pode haver aumento em menor intensidade dos níveis de bilirrubina indireta.
Os principais sintomas da icterícia são: pele e parte branca dos olhos (esclera) amarelada. A urina pode ficar mais escura e as fezes mais claras. Se muito grave, pode causar ainda sonolência excessiva ou falta de vontade em se alimentar.
Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL.
Dependendo da intensidade da icterícia, o tratamento pode levar de 7 a 10 dias. Neste período, é indicado que o bebê seja amamentado normalmente.
A icterícia costuma aparecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e dura em média dez dias, com exceção nos que nascem prematuros, que podem apresentar formas mais intensas e prolongadas.
→ Icterícia fisiológica Esse tipo de icterícia surge cerca de 48 a 72 horas após o nascimento do bebê, dura, em média, sete dias e, de uma maneira geral, é benigna e reversível.
Refere-se ao quadro de icterícia – coloração amarelada da pele e mucosas – apresentado por porcentagem significativa dos recém-nascidos durante sua primeira semana de vida, processo considerado normal, por isso o nome “fisiológica”.
Muitos bebês amamentados exclusivamente têm icterícia prolongada associada ao leite materno. É a chamada icterícia do leite materno, que geralmente se desenvolve após a primeira semana e se estende até a segunda e terceira semanas de vida, podendo continuar por até dois ou três meses.
– Os níveis de bilirrubina aumentarem rapidamente; – A bilirrubina direta for acima de 1mg/dL, se o total de bilirrubina for menor que 5mg/dL ou maior que 20% do total da bilirrubina, se a bilirrubina total for acima de 5mg/dL.
O tratamento de banho de luz em bebê pode durar até 7 dias no hospital dependendo da necessidade. Em casa esse tempo pode ser menor, cerca de 2 dias.
Quanto ao início da fototerapia, pode-se introduzi-la entre 12 e 24 horas de vida, independentemente do nível de bilirrubinemia, sendo denominada de forma profilática, precoce ou agressiva. Já a iniciada na dependência da concentração da bilirrubina sérica é nomeada terapêutica, tardia ou conservadora6.