A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. ... Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar.
calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo".
A prevenção e extinção de um incêndio envolvem a eliminação de um dos três fatores apresentados no triângulo do fogo: combustível, comburente e calor.
Os pontos de temperatura são: – Ponto de Fulgor. – Ponto de Combustão. – Ponto de Ignição. Ponto de Fulgor: temperatura mínima onde os combustíveis começam a liberar vapores inflamáveis, só que ainda em quantidades insuficiente para manter a queima, ou as chamas.
A do álcool etanol está entre 200° e 300° Celsius enquanto a da parafina da vela chega a 600°. E um fósforo, no instante em que é aceso, chega a 750°. A queima é uma reação entre um material qualquer e o oxigênio do ar, que libera calor. O quanto é liberado depende do que é queimado.
A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. Essa luz é formada por fótons, partículas muito pequenas que se comportam como uma onda eletromagnética. ... Quando o interior do seu fogão está sujo, por exemplo, o fogo dele pode ficar verde por causa da sujeira, o que pode ser perigoso.
A cor observada em cada chama é característica do elemento presente na substância aquecida. Por exemplo, ao se colocar o cloreto de sódio, sal de cozinha, na chama, a luz emitida é de um amarelo bem intenso, quando colocamos o sulfato de cobre, a luz emitida é de cor verde e o cloreto de cálcio emite uma luz vermelha.
O fogo é quente porque a energia térmica (calor) é liberada quando as ligações químicas são quebradas e formadas durante uma reação de combustão . A combustão transforma o combustível e o oxigênio em dióxido de carbono e água.