Ele mede cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Pesa, em média, de 250 a 300 g nos adultos. O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, pouco inclinado para a esquerda. Situa-se entre os pulmões e atrás dele encontram-se o esôfago e a artéria aorta.
A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue. A camada mais interna é o endocárdio que recobre as válvulas cardíacas (DANGELO; FATTINI, 2006).
O pericárdio, ainda como meio de fixação direta adere-se aos vasos da base, mantendo-os em posição e desse modo posicionando indiretamente o coração. 4 - Os ramos dos plexos nervosos cardíacos que na altura dos vasos da base unem-se a estes, acompanhando-os até o miocárdio, auxiliam a fixar os vasos e também o coração.
A parede do coração é constituída por três diferentes camadas: pericárdio (membrana que envolve o coração), o miocárdio (músculo cardíaco) e endocárdio (o revestimento interno das cavidades do coração das válvulas cardíacas).
Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior.
Os vasos pelo qual o sangue chega ou saem do coração, têm suas raízes situadas na base do coração e por esta razão esta região não apresenta uma nítida delimitação. No átrio direito desembocam (chegam) as seguintes estruturas, a veia cava superior e cava inferior.
Veias. As veias são vasos que conduzem o sangue venoso do corpo para o coração, através das aurículas ou átrios. As veias pulmonares são diferentes, elas recebem o sangue oxigenado dos pulmões e levam até o coração.
elas são: Coração esquerdo: arte ria aorta e veias pulmonares. Coração direito: veias cavas cranial e caudal e artéria tronco pulmonar.
Capilares. Os capilares são vasos minúsculos, com paredes extremamente finas, que funcionam como pontes entre as artérias (que levam o sangue que sai do coração) e as veias (que levam o sangue de volta ao coração).
Os três principais tipos de vaso sanguíneo são: artérias, veias e capilares.
Resposta: Os vasos sanguíneos de calibre maior (artérias e veias) têm mais camadas celulares e paredes mais espessas. Enquanto os vasos de menor calibre são bem finos (arteríolas, vênulas e capilares), geralmente com uma só camada.
Olá, Tentando interpretar a sua colocação, existe a rede enorme pelo corpo de capilares. São vasos extremamente finos, formados por apenas uma camada de células. Tais vasos, após a ramificação das artérias em arteríolas, distribuem o sangue para os tecidos.