RUBEM BRAGA
A palavra crônica deriva do latim Chronica que significa, no início do Cristianismo, o relato de acontecimentos em sua ordem temporal ( cronológica ). Era, portanto, um registro cronológico de eventos. A crônica literária, surgida a partir do folhetim, na França, tomou características próprias no Brasil.
Verificado por especialistas. O tema da crônica como o próprio nome sugere é falar sobre o melhor amigo. Nisso, o foco narrativo é instalado na 3ª pessoa do singular. Assim sedo, dentre os elementos que confirmam essa ação, tem - se : " a mãe estava na sala , costurando".
Origem. A palavra crônica deriva do latim chronica que significava, no início do Cristianismo, o relato de acontecimentos em sua ordem temporal (cronológica). Era, portanto, um registro cronológico de eventos. No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica passou a fazer parte dos jornais.
Podemos encontrar cronicas em jornais, revistas. A crônica é uma narração curta, escrita por o mesmo autor.
A crônica está presente em jornais, por serem em sua maioria textos pequenos. Podem estar em revistas, em livros e até mesmo no rádio escutamos algumas.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas.