Nesse contexto, surgiram as primeiras grandes Revoluções da chamada República Velha ou Primeira República (1889 – 1930): a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro, que posteriormente migrou para o sul do país, onde conseguiu apoio, e culminou na Revolução Federalista.
"República Federativa do Brasil" é o nome oficial do país utilizado pela Constituição de 1967 e mantido na sua sucessora (a de 1988). ... O Estado brasileiro corresponde a uma democracia presidencialista republicana e federalista, nos termos da Constituição de 1988, a sexta da República.
Em 1969, a Emenda Constitucional n.º 1, que trouxe na íntegra o texto da Constituição de 1967 com todas as alterações realizadas nos dois anos anteriores, passando a conter expressamente em seu título e artigo 1.º a inscrição "República Federativa do Brasil", nome oficial que perdura até a atualidade.
O período Republicano no Brasil iniciou em 1889 com o declínio da monarquia e o começo da chamada República Velha. O marco inicial desse período foi a posse do Marechal Deodoro da Fonseca, como primeiro presidente Republicano da história do Brasil.
A República brasileira é dividida em: República Velha ou Primeira República. Era Vargas ou Nova República. República Populista.
A forma de governo deixou de ser monárquico e passou a ser republicano nesta data no ano de 1889, quando o militar Marechal Deodoro da Fonseca comandou um golpe de Estado que pôs fim à soberania de Dom Pedro II, à época imperador do Brasil. ...
Os ideais republicanos da Liberdade, da Igualdade, da Dignidade da Pessoa Humana e de Justiça, apesar de muito afirmados, foram muitas vezes desrespeitados e traídos durante a I República.
Resposta. Os ideais republicanos da Liberdade, da Igualdade, da Dignidade da Pessoa Humana e de Justiça.
As idéias republicanas eram antigas no contexto americano, na realidade reflexos ideológicos da Revolução Francesa exerciam forte influência em toda América. ... Ao exemplo da Independência Norte Americana seguiram-se as colônias espanholas; o Brasil seria a única exceção na América, no final do Séc.
A primeira Constituição republicana brasileira, se efetivou através do movimento político-militar, derrubou o Império em 1889, e se inspirou na organização política norte-americana. Durante a Primeira República (1889-1930) desenvolveu-se um aberto debate sobre a precisão de se reformar a Constituição de 1891.