A metformina pode aumentar o tempo de vida de indivíduos não-diabéticos.
REAÇÕES ADVERSAS: as reações adversas mais comuns com o uso da metformina são perturbações do trato gastrointestinal, como anorexia, náuseas, diarréia e desconforto abdominal. Esses efeitos ocorrem em aproximadamente 10 a 30% dos pacientes e geralmente perduram apenas nos primeiros dias de tratamento.
A metformina é uma medicação muito utilizada por pacientes com diabetes e pré-diabetes. Sintomas gastrointestinais como náuseas, diarreia e desconforto abdominal são os efeitos adversos mais comuns com o uso desta medicação. Isto ocorre primariamente por uma alteração na microbiota intestinal.
Para amenizar os efeitos, o BNF (British National Formulary)1 recomenda iniciar a terapia de forma gradual, com 500 mg no café da manhã, durante pelo menos uma semana1,6, em seguida aumentando para 500 mg duas vezes ao dia com as refeições da manhã e da noite, por, pelo menos, uma semana, e, em seguida, 500 mg três ...
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Glifage são náusea, vômito, diarreia, dor na barriga e perda de apetite.
A presença de gastrite não contraindica o uso da Metformina. Geralmente o medicamento não causa azia . Seus principais efeitos colaterais gastrointestinais são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e inapetência, porém os mesmos tendem a ser mais frequentes no início do tratamento e melhoram espontaneamente.
Você não deve tomar Glifage®: Se estiver com problema de funcionamento grave dos rins (depuração de creatinina abaixo de 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) abaixo de 30 mL/min/1,73m2); Se tiver qualquer tipo de acidose metabólica (como acidose láctica, cetoacidose diabética, pré-coma diabético).
Um dos primeiros estudos realizados a esse respeito encontrou deficiência da vitamina B12 em 30% dos pacientes que utilizaram metformina por longo período (TONKIN et al, 1971). Dois outros relatos de casos de pacientes diabéticos tipo 2 observaram redução dos níveis séricos de vitamina B12 .
NOVA YORK (Reuters Health) - Diabéticos que não podem tomar drogas para diminuir o colesterol podem utilizar a niacina, uma vitamina do complexo B conhecida por reduzir o colesterol, afirmam pesquisadores.
Em caso do excesso de vitamina B, quando for a vitamina B12, causa reações alérgicas e alterações esplênicas. Se for a B1, pode levar a vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória, convulsões, e até levar ao óbito por paralisia do centro respiratório.