Você irá reparar que algumas partes do seu corpo, como tornozelos, pés, pernas, mãos e rosto podem inchar durante a gravidez. De fato, 75% das mulheres têm edemas em um ponto ou outro. Isso geralmente acontece quando se fica muito tempo na mesma posição.
O edema ou inchaço na gravidez como é chamado popularmente ocorre devido à retenção de líquidos causados principalmente nos membros inferiores, que ao bebê evoluir crescendo acaba comprimindo os vasos sanguíneos localizados na região pélvica, o que impossibilita a circulação correta do sangue nas pernas que devem ...
Procure elevar as pernas e mãos sempre que possível Também é possível elevar as pernas quando estiver sentada, apoiando-as em um banco ou em outra cadeira à frente. A dica também serve para aliviar o inchaço das mãos. Evite deixá-las para baixo, pois essa posição pode comprimir os vasos.
Por que o rosto fica inchado na gravidez? Este inchaço, conhecido também como edema, ocorre por causa do crescimento do bebê, que deixa o sistema circulatório comprometido graças a compressão dos vasos sanguíneos.
Para reduzir os edemas, as gestantes devem seguir uma dieta rica em frutas e verduras diuréticas como o tomate, o mamão, a laranja e os espargos; além disso, é recomendável beber infusões de Chá de Sabugueiro, de Dente-de-Leão ou Verbena, entre outras plantas medicinais que são inofensivas para a saúde tanto da mulher ...
Algumas formas principais de acabar de vez com a retenção de líquido e desinchar incluem:
Pálpebras inchadas, nariz largo, bochechas saltadas, entre outras alterações características das últimas semanas de gestação podem ser camuflados. Se você já reduziu o consumo de sal, fez drenagem linfática e ainda assim o inchaço do rosto continua incomodando, a melhor saída é apelar para a maquiagem.
De acordo com a médica, durante a gravidez, a mulher pode apresentar diversas alterações na pele. Entre as mais comuns estão as modificações pigmentares, como o melasma - manchas escuras que, geralmente, aparecem no rosto - e a hiperpigmentação, como o escurecimento da aréola mamária e o aumento de sinais na pele.
Não existe esta relação. O que existe é que o formato do rosto por apresentar componentes de gordura, em situações de emagrecimento ou ganho de peso, altera seu formato e por consequência a face como um todo. Nariz é uma cartilagem e não varia seu formato pelo ganho ou perda de peso.
Devido às mudanças hormonais da gravidez, a mucosa (capa que entra em contato com o ar) do aparelho respiratório superior se congestiona, gerando uma sensação de “nariz entupido”, mudanças na percepção de odores e sangramento espontâneo.
Na gravidez, crescem os níveis do hormônio estrogênio, o que prolonga a fase de crescimento dos fios. Assim, o cabelo cai menos, e as mechas ficam mais volumosas. Algumas mulheres também notam que os cabelos ficam mais brilhantes na gravidez, ou que mudam de jeito (ficam mais lisos ou mais crespos).
A elevação dos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona faz o cabelo crescer mais na gestação.
O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres. Cerca de 90% dos cabelos encontram-se neste período. Fase Catágena (de repouso) – pode durar até três semanas. Nesta fase o cabelo pára de crescer e menos de 1% dos fios estão nesta fase.