EQST

Por Que Se Afirma Que A Filosofia Um Produto Da Cultura Grega?

Por que se afirma que a filosofia é um produto da cultura grega?

Resposta: É considerada porque a criação da palavra filosofia é atribuída a Pitágoras, e significa amor pelo ao conhecimento. Mas a filosofia nasceu bem antes de Pitágoras, no próprio mundo grego. É um fato tipicamente grego, quando entendida como busca e progresso do pensamento racional (racional = razão).

O que é a teoria do milagre grego?

O Milagre Grego refere-se a passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico. ... Os gregos passaram a ser considerados como seres únicos, evoluídos, sábios, capazes de criar filosofias, ciências, artes e contribuir diretamente para a elevação e formação do povo como nenhuma população conseguiu realizar.

Quais os dois pontos de vista sobre o milagre grego?

o uso do raciocínio filosófico e o abandono dos mitos na busca por explicações. um milagre grego é deixar de acreditar nos mitos e procurar idealizar na razão e na percepção das coisas.

Porque alguns autores não consideram o nascimento da filosofia em milagre grego?

Resposta. Acho que porque, a filosofia já faz parte da natureza do homem pois o ato de pensar já é filosofar, por isso não foi considerada um milagre, pois já era algo que tinha no homem.

O que dizem os defensores da tese do milagre grego sobre a origem da filosofia?

Filósofos como Platão e Aristóteles afirmavam a origem oriental da filosofia. ... O que diziam os defensores da tese do “milagre grego” sobre a origem da filosofia? Que a filosofia surgiu inesperada e espantosamente na Grécia; que a filosofia grega foi um acontecimento espontâneo, que os gregos foram um povo excepcional.

Quais os principais motivos de a filosofia nascer na Grécia Segundo Jean-pierre Vernant?

O nascimento da Filosofia se deu através da compreensão do mundo a partir de fundamentos baseados na racionalidade, na lógica, e não em mitos. ... Mas segundo o helenista Jean-Pierre Vernant, nem milagre, nem orientalismo em suas extremidades, definem o surgimento da Filosofia.

Quem rompeu totalmente com o mito em sua filosofia?

O mito nada mais é do que a forma que o ser humano usou para explicar acontecimentos, fatos, que não estão dentro de seu conhecimento. ... A filosofia rompe com o mito a partir do momento em que o conhecimento mítico não responde todas as perguntas que a filosofia tem para serem feitas.

Por que não se pode falar em ruptura total da Filosofia com o mito?

Resposta. Não, porque foi uma passagem gradual do mito para a filosofia. Uma vez que a aceitação do irracional, que era a crença, uma cultura já pré-estabelecida, para o racional, proposto pela filosofia, foi sendo aceito com o passar do tempo, com os surgimentos de estudos ou provas científicas.

Por que o pensamento mítico passou a ser considerado insatisfatório?

4. Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório? A insatisfação com o pensamento mítico é porque ele fornece uma explicação da realidade baseando no que não possui explicação, como o mistério e o sobrenatural, criando um impasse para o conhecimento.

Por que surgiu o pensamento mítico?

O pensamento mítico formou-se com o Homem, corresponde antes de mais à primeira forma de pensar a realidade. ... Neles encontramos a explicação para a origem do Cosmos e muitos outros aspectos da realidade (origem do homem, doenças, fogo, etc).

Como se deu a passagem do pensamento mítico?

Com base nos conhecimentos adquiridos em filosofia, se deu através da racionalização e questionamento sobre os deuses, que eram a base de comando da época, e por elas, as pautavam-se para desenvolverem seu comportamento social.

Qual é a importância do pensamento mítico?

O pensamento mítico é apresentado como a forma humana mais primitiva de compreensão do mundo, tendo como função principal propiciar ao homem a sensação de comodidade diante das atrocidades cometidas. Ele é uma manifestação coletiva e necessita que um grupo o afirme, mantendo, assim, seu reconhecimento.

Qual a importância do pensamento mitológico na cultura grega?

Resposta. Claramente é uma união entre mitologia + cultura, os gregos acreditavam que todo fenômeno era resultado do desejo de um(a) Deus(a), logo, eles criavam as explicações para um mundo que os cercava, é o início do desenvolvimento do questionamento e pela procura por respostas.

Qual a diferença do pensamento mítico e do pensamento filosófico?

A diferença entre o pensamento filosófico e o pensamento mítico se dá basicamente pelo fato de que , a filosofia se baseia grandemente em fatos que são racionais , porém , o pensamento mítico muitas vezes se baseia na fé , na crença das pessoas .

O que é pensamento mítico Brainly?

Resposta. Resposta: O pensamento mítico é uma verdade que não obedece a lógica empírica nem científica, portanto é uma verdade intuitiva que não necessita de provas , pq está muito mais ligado à magia, ao desejo e ao querer q as coisas aconteçam de um determinado modo.

Como a natureza da filosofia explica o fato desta ciência ter surgido como reação ao pensamento mítico?

Resposta: Historicamente, a filosofia, tal como a conhecemos, inicia com Tales de Mileto. Tales foi o primeiro dos filósofos pré-socráticos, aqueles que buscavam explicar todas as coisas através de um ou poucos princípios. ... Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada. .

Como a filosofia surgiu na Grécia a partir da crítica ao pensamento mítico?

A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.

Qual característica está presente no surgimento da filosofia que marca a passagem do mito para a razão?

Resposta. Resposta: A busca pelo princípio universal que explicasse o surgimento do mundo.