Os carbonatos são sais inorgânicos e minerais que contêm o ânion bivalente carbonato (CO3-2). Dois exemplos são o carbonato de sódio (barrilha) e o de cálcio (calcário). Os carbonatos são compostos inorgânicos formados pela ligação iônica de um metal ou um semimetal com o ânion carbonato, CO32-.
Substância: Carbonato de Sódio: > 98%. Fórmula: Na2CO3. Nome químico: Carbonato de Sódio. Nome químico comum: Barrilha Densa / Barrilha Leve.
Significado de Barrilha substantivo feminino Cinza feita das hastes da barrilheira. Nome comercial dos carbonatos de sódio e potássio.
Carbonato de sódio/ Barrilha Na indústria de saneantes, é principalmente utilizada na fabricação de sabões e água sanitária alvejante (com hipoclorito de sódio). ... Por ter carácter alcalino, a Barrilha aumenta o pH da água. Desta forma evita que a mesma fique ácida e imprópria para o consumo/banho.
Para aumentar o pH e a alcalinidade, os produtos são diferentes. Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3). Ao aumentar o pH com barrilha, a alcalinidade da piscina tende a subir.
Como corrigir o pH da piscina?
Um pH abaixo de 7,2 significa que a água pode se tornar corrosiva e, assim, causar danos às superfícies e aos equipamentos. A água da piscina com pH baixo também é desconfortável para os banhistas e o cloro é gasto mais rapidamente. Além disso, a água da chuva também pode diluir os produtos químicos da piscina.
Caso fique constatado o excesso de cloro, para abaixá-lo, basta esvaziar parcialmente a piscina e enchê-la novamente ou usar compostos neutralizadores de cloro. De qualquer forma, é preciso estar ciente que piscina com muito cloro pode prejudicar a saúde.
O cloro é um veneno que tem muitos efeitos colaterais no corpo humano. O produto desencadeia a produção de radicais livres no organismo, que são altamente cancerígenos, causam danos celulares além de eliminar a vitamina E do organismo. 2. Beber água clorada pode causar problemas das artérias.
Para elevar o nível de cloro livre na piscina basta adicionar mais cloro. Simples assim. Contudo, é preciso se atentar para o fato de que nem todo o cloro colocado na piscina se transforma em cloro livre.
Realmente o cloro se esvai com facilidade em dias de sol ou chuva. Para isso você deve regular o ph e a alcalinidade da água com frequência e sempre antes da utilização do cloro.
Deixe a garrafa de água aberta por 24 horas Dessa vez, você vai deixar uma garrafa de água aberta com o paninho no bocal durante 24 horas para que o cloro no estado gasoso possa se dissipar.
"Para a limpeza completa, esperar 6 horas com a piscina filtrando. Para a manutenção, deixar a piscina filtrando e entrar depois de 2 horas", explica a equipe da República Materiais. O cloro é uma substância volátil, ou seja, que vai sendo consumida (evaporada) com o passar do tempo.
Qual a periodicidade da aplicação do cloro? Depende, principalmente, da frequência de banhistas. O ideal para piscinas que tenha fluxo diário é que seja aplicado cloro todos os dias. Mas se é uma família de poucas pessoas, três vezes por semana é o suficiente.
O ideal é que o tempo de trabalho do filtro não ultrapasse 8 horas, mesmo em piscinas domésticas. Mas a recomendação da ABNT indica que o tempo ideal de filtragem é 6 horas (para piscinas comerciais) e 8 horas (para piscinas residenciais).