→ Contraindicações no uso da cúrcuma Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma.
Contraindicações. É recomendável que o consumo desta raiz, nas suas diferentes dimensões, seja realizado com acompanhamento do seu nutricionista e/ou médico. Na gravidez ou lactação, por exemplo, a curcuma, ou açafrão da índia, só deve ser usada sob orientação médica.
Beber água morna misturada com açafrão em pó é uma solução simples e cujos resultados são evidentes. Para isso, deve ingerir esta bebida milagrosa regularmente, de preferência pela manhã. Isso vai tornar o seu cérebro mais ativo e rápido. Logo, é uma forma de começar bem o dia!
ajuda a digestão. Açafrão estimula a secreção biliar, o que ajuda na digestão. Se você tiver algum desses problemas de indigestão, como azia, gases ou inchaço, a água de açafrão pode ajudar a aliviar seus sintomas.
O indicado é consumir o chá de duas a três vezes ao dia. A maioria das pesquisas em adultos indica que é seguro utilizar de 400 a 600 mg de açafrão-da-terra em pó puro, de duas a três vezes ao dia, ou de 1 a 3 gr por dia de raiz de cúrcuma ralada ou seca.
Modo de Preparação – Desligue o lume no momento da água ferver e junte o açafrão em pó. – Misture e envolva bem até ficar dissolvido. – Acrescente o sumo de limão e mexa bem. – Transfira o chá para outro recipiente.
Como usar açafrão (curcumina) em sua dieta A cúrcuma é geralmente encontrada na raiz ou em pó (moído da raiz) e pode ser polvilhado em vegetais e arroz ou adicionado a sopas e chás. Você pode até beber chá de açafrão.