Contraindicações. Pessoas que apresentam maior sensibilidade à cafeína, desenvolvendo algum tipo de queimação gástrica como a azia, devem evitar o consumo do chá mate. Também devido à cafeína, o chá não é recomendado para pessoas com insônia e de forma geral não é interessante consumi-los um pouco antes de dormir.
Os benefícios do chá mate para a saúde estão relacionados com os seus constituintes como cafeína, os vários minerais e vitaminas, que fornecem diferentes tipos de propriedades para o chá, especialmente anti-oxidante, diurético, laxante suave e é um bom estimulante cerebral.
O nutrólogo Roberto Navarro explica que o chá mate ajuda na liberação dos sucos digestivos, principalmente a bile e, por isso, pode facilitar a digestão dos alimentos. Além disso, a bebida tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento.
O que varia, então, é o desejo de quem está consumindo a bebida. Com isso, quem pretende se acalmar durante o período do jejum pode apostar em um chá com propriedades relaxantes, como o de camomila. Já se o objetivo for conseguir mais energia, hortelã ou mate são os mais indicados.
Outro benefício do chá preto é manter o cérebro alerta porque este chá tem cafeína e L-Teanina que melhoram a performance cognitiva e aumenta o estado de alerta, por isso, é uma excelente opção para o café da manhã ou logo após o almoço. Seu efeito pode ser notado em média, após 30 minutos de sua ingestão.
Veja, a seguir, detalhes de algumas dessas bebidas.
Tomar chá em excesso pode ser perigoso Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo! Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.
Chá de Erva Doce com Limão - Antioxidante e Ótimo para Digestão - Resfriado Gripe.
2. Preparar o chá verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho.
Algumas combinações que ajudam a perder peso são o chá branco, hibisco e cavalinha; chá verde, hibisco e dente de leão; ou chá verde, hibisco e amora.
Chá de hortelã-pimenta para melhorar a digestão O chá de hortelã-pimenta quando combinado com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de melissa, pode ser usado para o alivio das dores de estômago e dos espasmos.