2.
São ritmos chocáveis a fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular sem pulso (FV/TVsp). Por outro lado, atividade elétrica sem pulso (AESP) e assistolia, indicam ritmos não passiveis de choque.
Como reconhecer os sinais de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR)? Tríade: vítima inconsciente, ausência de respiração e ausência de pulso em grande artéria (o principal sinal da parada cardiopulmonar, sendo o mais específico – ausência de pulso carotídeo no adulto e braquial no bebê).
Parada Cardíaca – Ocorre quando o coração para de bater subitamente. O que é parada cardíaca? É um evento desencadeado por uma disfunção elétrica que faz com que o coração bata irregularmente (sofra uma arritmia). Com a atividade interrompida, o coração não bombeia sangue para o cérebro e outras partes do cérebro.
Em alguns casos, o sobrevivente passa a conviver com um quadro de insuficiência cardíaca, consequência do infarto. O paciente sentirá cansaço, principalmente ao se deitar, terá inchaço nas pernas e uma tosse mais frequente.