Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia).
Roma, Itália
Apesar de ser sempre apresentado amarrado a uma árvore, com três flechas no corpo, não foi assim que São Sebastião morreu. Na verdade, sua história é um pouco maior. Chefe da guarda do imperador Deocleciano, ele se aproveitava desta posição para pregar e angariar adeptos para o cristianismo.
Diante do imperador reclamou dos maus tratos aos cristãos, o que causou grande surpresa a Diocleciano que o considerava morto. Em seguida ordenou que o Santo fosse espancado até a morte. Seu corpo foi sepultado por uma jovem cristã chamada Lucinda.
Narbona, França
São Sebastião (França, 256 – 286) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
dia 20 de janeiro
256 d.C.
São Sebastião Mártir
O Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro. São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, pois os portugueses exploraram as águas da Baía de Guanabara neste dia. Assim, a cidade foi batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro.
Oxossi
Aqui no Brasil, na Umbanda, Oxóssi é o chefe dos Caboclos, sendo comemorado hoje, 20 de janeiro, dia de São Sebastião. AXÉS & MAGIAS: As energias do caçador contribuirão nas negociações.
Ogum – São Jorge. Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio. Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.
Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu Abre ...
Exu Marabô é chefe de falange, que pode trabalhar para Oxóssi, Ogum (diretores), quem incorpora em seu nome são os falangeiros ou espíritos afins daquela energia e vibração (colaboradores).
governa. Os Falangeiros de Oxossi vem com as seguintes nomenclaturas: Agbandada, Akanbi, Alapade, Apalá, Asunara, Êboalama, Fayemi, Ibuanun, Inlé ou Erinlé, Kusi, Mutalambo, Olumeye, Ondun, Oré, Owala.
Logun-Edé é a mistura de Oxóssi e Oxum, sendo considerado o filho mítico desses Orixás. É a Divindade da beleza, do carisma, da atração, da magia, do refinamento, da música, da dança, de tudo o que a natureza faz de belo e equilibrado.
Pombagiras da Falange de Oxum Nomes de Marinheiros, Caboclos e Calungas do Mar – Marinheiros Caboclos e Calungas do Mar são Falanges da Linha das Águas de Iemanjá, cujos espíritos tiveram encarnações ligadas a vida no mar.
Esses Falangeiros vem na seguinte vibração de Oxum com outro Orixá: Oxum Apará: Trabalha em vibração com Ogum. Oxum Ijimum: Trabalha em vibração com Iemanjá. Oxum Iápondá: Trabalha em vibração com Oxaguiã (Oxalá Jovem).
Para os vários tipos de Espírito que trabalham sob esta "falange", ou sob este nome kabalístico, há um Lei. E um fundamento. O que une todas estas mulheres sob esta única égide chamada "Pomba Gira da Figueira" é o fundamento de sua folha principal.