Nesse caso, o compartilhamento de um par de elétrons é realizado entre elementos diferentes, pois, nessa ligação, o átomo do cloro atrai os elétrons com maior intensidade que o hidrogênio. Por isso, dizemos que o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio.
Em uma família da Tabela Periódica, o raio atômico aumenta de acordo com o aumento do número atômico, ou seja, de cima para baixo. Assim, na família dos metais alcalinos, o raio atômico aumenta na ordem: Li < Na < K < Rb < Cs.
Assim, quanto maior o número atômico num mesmo período maior é a interação próton elétron, sendo assim tem maior raio.
(Udesc) São chamados de íons isoeletrônicos os íons que apresentam o mesmo número de elétrons. Os íons O2–, F–1, Na+1 e Mg2+ são considerados isoeletrônicos. Com relação a esses íons, é correto afirmar: a) Em uma série de íons isoeletrônicos, quanto maior o número atômico, maior é o tamanho do átomo.
Eles estão comparativamente em maior quantidade não é mesmo? Essa repulsão faz o raio iônico aumentar. Consequentemente o maior raio iônico é o do O2-.
O raio iônico é medido em picómetros { 1 pm=10−12 m ou ångström ( 1 Å=10−10 m )}, e como o raio atômico, é a distância entre o centro do núcleo do átomo até o elétron estável mais afastado do mesmo, porém não fazendo referência a um átomo, mas ao seu íon (cátion ou ânion), visto que o ganho ou a perda de elétrons são ...
O raio iônico refere-se à mudança no tamanho de um átomo quando ele perde ou ganha elétrons. Denomina-se raio iônico o tamanho de um íon. ... Raio atômico: é a medida do tamanho de um átomo neutro (distância teórica do núcleo até a última eletrosfera).
O raio atômico é muito influenciado pela atração promovida pelos prótons do núcleo sobre os elétrons presentes nos orbitais (nos níveis), por isso, quanto maior o número de prótons, maior é a atração sobre os elétrons. Essa atração será ainda maior se o número de níveis do átomo for pequeno.
O cátion é formado quando um átomo perde elétrons ficando com carga positiva. O ânion é formado quando o átomo ganha elétrons ficando com carga negativa.
Cátion (íon positivo): átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Mg+2, Pb+4. O átomo de Flúor (F) se encontrava eletricamente neutro, mas como ganhou 1 elétron passou a se apresentar como um Ânion. O átomo de Cálcio (Ca) perdeu 2 elétrons e passou a ser um cátion.