Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o Esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior. O osso longo tem duas extremidades, que são em geral articulares.
Ossos longos
Estrutura óssea Os ossos são estruturas vivas que compõem o sistema ósseo do corpo humano, sendo formados principalmente pelo tecido conjuntivo ósseo. Existem dois tipos de ossos: compacto, parte rígida, e esponjoso, que é uma camada menos densa.
Exemplos de ossos curtos são os ossos do carpo e do tarso. Os ossos chatos são aqueles em que predominam duas dimensões; têm, portanto, o aspecto de uma lâmina. São formados por tecido compacto no meio do qual, todavia, encontra-se uma camada de tecido esponjoso.
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em:
Os 206 ossos de um adulto estão distribuídos da seguinte forma: 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular), 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica), 28 ossos no crânio, 26 ossos na coluna, 24 costelas, 1 osso hioide e 1 esterno.
O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Observe a seguir as principais características de cada tipo: Ossos longos: apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura.
Tipos de ossos do Esqueleto Humano:
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, antigamente conhecida como "rótula" (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé).
Ossos sesamoides são pequenos nódulos ossificados inseridos nos tendões, que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem vários ossos sesamoides em vários locais do corpo, como a “palma” da mão ou as bases dos dedos, cujo número varia aleatoriamente.
Há dois ossos sesamóides em cada pé, sendo um medial e outro lateral. Algumas pessoas podem tê-los separados ao meio, o que chamamos de sesamóide bipartido. O que faz o osso sesamóide?
Ossos sesamoides são inseridos no interior de tendões. Eles são encontrados na extremidade distal de longos ossos dos membros, onde os tendões cruzam, por exemplo, a patela (rótula), no joelho.
Os sesamoides são pequenos ossos acessórios localizados nos tendões e nos músculos, cuja função é facilitar a movimentação fisiológica do tendão, apesar de, em alguns casos, causar doenças(1). Localizam-se, mais comumente, nos membros inferiores(2).
Eles localizam-se na cabeça. São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal.
A sesamoidite é a dor ao longo dos dois pequenos ossos abaixo da cabeça do metatarso (os ossos sesamoides), onde estes se unem ao hálux (primeira cabeça do metatarso).
Os ossos pneumáticos apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestida de mucosa e contendo ar. As cavidades são chamadas de seios ou sinus. Estes ossos se encontram no crânio (frontal, esfenóide, maxilar, etmóide). O último tipo de classificação óssea, é o sesamóide.
De volume variado, os ossos ditos pneumáticos são os que estão localizados no crânio dos mamíferos, no corpo das aves e em dinossauros, como o Aerosteon riocoloradensis. É caracterizado, não por um formato geométrico, mas sim por ser oco e apresentar câmaras de ar internamente.
Os ossos suturais são ossos supranumerários no interior das suturas. São pequenos agrupamentos ósseos de forma irregular que freqüentemente aparecem ao longo da sutura lambdóidea.
O esterno é um osso chato com o formato da letra "T" em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax. É composto por três partes: o manúbrio, o corpo e a apêndice xifóideportuguês, ou o processo xifóidebrasileiro.
Dor no osso esterno quando aperta Traumas, torções, mau jeito ou esforço muscular severo podem causar disfunções e tensões na região e seus ligamentos. Essa dor pode piorar ao contrair o abdômen, apertar o centro da caixa torácica (esterno) e fazer esforços.
O osso esterno se articula com as clavículas e com as costelas, veja que na parte superior do osso esterno, o manúbrio do esterno, você encontra a incisura jugular, bem ao centro, de maneira laterosuperior estão as incisuras claviculares e, nas partes laterais, as únicas incisuras costais do manúbrio do esterno, as ...
Resposta: O mesmo subdivide-se em três partes: a parte do manúbrio, o corpo e o processo xifóide.