Irving Kahn
Lehman Brothers
Em 15 de setembro de 2008, a empresa pediu falência, já que vinha tendo prejuízos causados pela crise dos subprimes nos Estados Unidos. ... A gerência de investimentos da Lehman Brothers, incluindo Neuberger Berman, foi vendida para a sua direção em dezembro de 2008.
Subprime é um tipo de ativo que ficou famoso na crise imobiliária dos Estados Unidos em 2008. ... Termos como bolha imobiliária e hipoteca de alto risco foram os mais comentados da época, e revelam a origem da maior crise financeira desde a depressão de 29.
A crise do subprime, chamada por muitos de “bolha imobiliária americana”, teve seu início a partir da forte queda do índice Dow Jones em julho de 2007, motivada pela hipótese do colapso hipotecário, que arrastou várias instituições financeiras americanas para a situação de insolvência.
O que ocasionou a crise? A Crise de 1929 foi uma consequência da grande expansão de crédito por meio de oferta monetária (emissão de dinheiro e títulos) levada a cabo pelo Federal Reserve System (espécie de Banco Central dos EUA) desde os primeiros anos da década de 1920.
Os subprimes incluíam desde empréstimos hipotecários até cartões de crédito e aluguel de carros, e eram concedidos, nos Estados Unidos, a clientes sem comprovação de renda e com mau histórico de crédito - eram os chamados clientes ninja (do acrônimo, em inglês, no income, no job, no assets: sem renda, sem emprego, sem ...
Em sentido amplo, subprime (do inglês subprime loan ou subprime mortgage) é um crédito de risco, concedido a um tomador que não oferece garantias suficientes para se beneficiar da taxa de juros mais vantajosa (prime rate). Por outro lado, numerosos créditos são concedidos a taxas variáveis. ...
Os títulos de crédito hipotecário funcionam como títulos de dívidas, sendo oferecidos aos investidores em troca de uma remuneração no final do período acordado. Para os investidores mais conservadores e com bons recursos financeiros disponíveis, eles podem oferecer alguns benefícios.