Júpiter (em latim: Iuppiter, Dis Pater ou Deus Pater; em grego: Zeu pater; em sânscrito: Dyàuṣpítaḥ), também era chamado de Jove (Jovis), era o deus romano do dia, do céu e do trovão e o rei dos deuses na mitologia romana, comumente identificado com o deus grego Zeus. ... Júpiter é filho de Saturno e Cibele.
Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar, e devido ao seu tamanho, ele é considerado o rei de todos os planetas. Por causa disso ele recebeu o nome do rei de todos os deuses romanos.
Por ser um planeta que se move mais lentamente, Saturno recebeu esse nome em homenagem ao deus romano do tempo, que, na mitologia grega, atende por Cronos (é por isso que usamos termos como "cronologia", "ordem cronológica", "cronômetro", etc). Ele era filho de Urano e Gaia, e pai de Júpiter.
Há fontes que acreditam que o nome Júlio esteja relacionado com Júpiter e que tenha o significado de “filho de Júpiter”. O mesmo acontece com a variante Juliano e com suas respectivas versões femininas, Júlia e Juliana.
Significado de Júpiter substantivo masculino [Astronomia] O maior dos planetas do sistema solar, que gira entre Marte e Saturno; possui 12 satélites. [Mitologia] O pai dos deuses, filho de Saturno. Indivíduo de grande valor ou fama; talento, assombro. Etimologia (origem da palavra Júpiter).
Como o maior planeta de nosso sistema solar, Júpiter no mapa astral é a representação do otimismo, a justiça e a expansividade que lhe permite crescer como indivíduo. Geralmente, todas as conquistas, progressos e grandes passos dados pelas pessoas têm a bênção de Júpiter – o planeta da expansão universal.
Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar e na astrologia está relacionado ao otimismo, expansão e nosso estado de graça, senso de justiça - seja esta criada pelo homem ou uma justiça divina. A nossa relação com o universo na forma de religião e filosofia pode ser proporcionada pelo planeta.
Sagitário - Para os clássicos e modernos, Júpiter é seu principal regente.
A cada 12 anos, portanto, Júpiter passa por todo o Zodíaco, amplificando e expandindo (pois essa é a sua função simbólica) os significados do signo por onde estiver transitando.
Júpiter retrógrado trouxe atrasos em nossos projetos e planos de vida, esteve e ainda está unido a Plutão e caminhando para uma união com Saturno também em Capricórnio. No entanto, em movimento direto, pode trazer melhora a alguns setores de nossas vidas, apenas de estar unido a esses dois severos planetas.
Conheça o planeta regente de cada signo e descubra qual governa você
O Planeta regente de cada signo:
planeta Vênus
Os signos mais atraentes - o ranking!
Por esses fatores, Escorpião se enquadra em primeiro lugar na lista dos signos mais debochados de todo o zodíaco. Por serem intensos emocionalmente, poderão ser pessoas obsessivas, compulsivas, poderosas e teimosos.
Os nativos dos signos regidos pelo fogo, caso de Áries, Leão e Sagitário, são, sem dúvida alguma, os mais encrenqueiros. “Eles estão vulneráveis às situações de conflito por conta do excesso de energia agressiva que acumulam”, explica a astróloga Titi Vidal.