O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).
Tipos de Suturas
A sutura sagital une os dois ossos parietais do crânio. SUTURAS CRANIANAS – são articulações fibrosas, constituídas por várias camadas de tecido conjuntivo denso, que se encontram entre os ossos do crânio, estabelecendo ligações entre esses ossos.
Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
Estes ossos se articulam através de três suturas: A sutura coronal: entre os ossos frontal e parietal. A sutura lambdoide: entre os ossos occipital e parietal. A sutura sagital: entre os dois ossos parietais.
Articulações do Crânio
As articulações do crânio são de três tipos: as suturas, que são as mais comuns, a sincondrose craniana e a diartrose do tipo condilar que se faz entre a fossa mandibular do osso temporal e o côndilo da mandíbula.
Verificado por especialistas. Olá! O único osso móvel do crânio chama-se mandíbula ou maxilar inferior. A importância desse osso está na articulação dos movimentos da nossa boca, possibilitando-nos a fala e a mastigação, que é um passo importante do nosso sistema digestório.
O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior.
Resposta. Localizado no fim da coluna vertebral, o cóccix é hoje um conjunto de vértebras que serve apenas para ligar os músculos da região.
Waxenbaum revela que bebês têm mais ossos que humanos adultos, que totalizam 206. "A maioria extrema de ossos em nosso corpo adulto não aparentam ser o que eram quando recém-nascido ou criança", conta. Recém-nascidos podem chegar a ter até mais de 300 ossos distintos, quase 100 a mais do que temos na vida adulta.
Ossos do Corpo Humano
São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal. Estes ossos têm cavidades (sulcos) com mucosa (que, se inflamada, causa sinusite).