Platão também influenciou o pensamento medieval. ... Fora a filosofia dos gregos, os medievais foram influenciados pelo pensamento de Santo Agostinho, bispo, escritor, teólogo, filósofo, Padre latino e Doutor da Igreja Católica. Surge nesta época a teologia, que é a Filosofia cristã.
São Tomás de Aquino
De fato, uma das principais preocupações dos filósofos medievais foi a de fornecer argumentações racionais, espelhadas nas contribuições dos gregos, para justificar as chamadas verdades reveladas do cristianismo e do islamismo, tais como a da existência de Deus, a imortalidade da alma etc.
O pensamento filosófico medieval teve seu auge no século XIII, ápice da Idade Média ocidental, época do feudalismo, das monarquias descentralizadas, da arte gótica e de domínio cultural da Igreja Católica.
A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. ... Muitos autores, no entanto, consideram o marco inicial da filosofia moderna os pensamentos produzidos por René Descartes, no século XVII, e o fim é marcado pelos trabalhos de Ludwig Wittgenstein, no século XX.
Assim, observa-se tanto na obra de Burke quanto na de Eco, que na Idade Média o conhecimento era resguardado pela Igreja a fim de manter-se no poder. Antes da invenção da escrita tipográfica, os registros do conhecimento humano já eram feitos em madeira, mármore, cerâmica, tabuleiros, tecidos, pergaminho ou papel.