9 - Qual a influência das estatísticas internacionais e seus órgãos consultores sobre as políticas educacionais brasileiras? ... 10 - Entre as inovações trazidas pela nova LDB, podemos citar: A) Promoção do desenvolvimento de Projetos Político Pedagógicos ou Projetos Pedagógicos de Curso. B)
A pesquisadora conclui que através desses projetos educacionais, o Banco Mundial busca promover uma descentralização as decisões políticas do Brasil, ajuste nos órgãos públicos e na administração escolar, além de gerir os recursos destinados a essa área.
A partir dos anos 1980, no rastro da grave “crise da dívida”3 , que afetava a maioria dos países subdesenvolvidos, o Banco Mundial assume o controle da condução das políticas educacionais das nações endividadas da África e América Latina, sistematizando-as em seus documentos.
Dessa forma, questiona-se, por que temos bancos elaborando documentos educacionais? ... Alternativa 3: Os bancos tem papel social e destinam seus recursos para ajudar países subdesenvolvidos com a elaboração de planos e estratégias para melhoria da qualidade da educação e investimentos de forma caridosa.
Afirmamos que as agências que atuam nas políticas educacionais podem ser caracterizada principalmente como a UNICEF, por exemplo, que é um órgão das Nações Unidas, bem como um fundo deste órgão, para fins de desenvolvimento da criança num contexto mundial, bem como da melhoria da educação das mesmas.