O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado pelos presidentes: Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
Foram presidentes nestes 19 anos:
Após quase 10 anos de ditadura, em 1945, os brasileiros reencontravam-se com a democracia e elegeram o general Eurico Gaspar Dutra, o candidato do Partido Social Democrático, como Presidente da República. Era o início de um regime democrático que duraria 19 anos, sobrevivendo entre diversas crises políticas.
Era necessário acabar com a ditadura de Vargas. A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas. Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente.
Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945 pelos mesmos militares (como Góis Monteiro e Dutra), que o haviam levado ao poder e apoiado durante os últimos 15 anos. Com a realização de eleições federais na sequência, terminava a segunda ditadura civil militar brasileira.
Resposta: O Estado Novo chegou ao fim pelo esgotamento do modelo social e político proposto por Vargas, que havia perdido o apoio da elite nacional (em especial dos militares) e era visto como uma ameaça para o posicionamento brasileiro na política externa no contexto do início da Guerra Fria.
Em 18 de abril de 1945, pelo decreto-lei nº 7.
Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar liderado por generais que compunham seu próprio ministério e que pôs fim ao Estado Novo. ... O estopim para a ação militar foi a nomeação de um irmão de Getúlio, Benjamim Vargas para chefe da polícia do Rio de Janeiro.
Resposta: O Estado novo era uma ditadura com bases fascistas e o exercito brasileiro (FEB e FAB) foi mandado para a Segunda Guerra Mundial para combater justamente esses regimes fascistas na Europa logo, quando os soldados brasileiros voltaram para o Brasil viram que a forma de governo que regia o Brasil era justamente ...
O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. ... Assim, 19 navios brasileiros foram atacados na costa brasileira pelas forças alemãs causando a morte de 500 pessoas.
O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão. Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Alguns fatores que contribuíram para o fim da Segunda Guerra Mundial: Fracasso da Itália e de Mussolini como um dos integrantes do Eixo e a derrota do próprio eixo. Derrota alemã na Batalha de Stalingrado. Conferência de Teerã para organizar a ação militar que realizaria a reconquista da Europa Ocidental.
Resposta: A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939.
Há duas datas que marcam o fim da Segunda Guerra Mundial: 8 de maio de 1945, na Europa, pela queda da Alemanha Nazista; e 2 de setembro do mesmo ano, na Ásia, com a rendição do Japão após as bombas atômicas. ... Com a vitória dos aliados, a Alemanha e a Itália foram derrotadas, mas o Japão e os EUA continuaram em conflito.
1) Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, muitos julgaram que o mundo podia respirar aliviado. Mas logo depois, o medo de outro conflito mundial alimentado tanto pelos Estados Unidos, quanto pela União Soviética tomou conta da humanidade. Era o início da Guerra Fria. o que foi a Guerra Fria.
Os conflitos no cenário asiático ficaram marcados pela violência e resistência obstinada dos japoneses. O confronto entre Japão e Estados Unidos, iniciado em 1941, acabou em 1945 após o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.