Os cretenses foram os povos que habitavam a ilha de Creta(a maior ilha do Mar Egeu), também chamados de Minoicos, por acreditarem ser descendentes do deus Minos.
Arqueólogos e historiadores especulam que o fim da civilização cretense remonta ao ano de 1450 a. C. Por volta desse ano, a cidade de Cnossos teria sido destruída ou por um vulcão ou pela pilhagem da civilização micênica.
Construíram grandes cidades na Grécia, que tinham o palácio como grande centro administrativo. Os palácios micênicos faziam registros, em uma forma de escrita conhecida como Linear B, e contabilizavam as transações comerciais.
A Civilização Micênica foi a civilização que se desenvolveu após o domínio da Ilha de Creta e o fim da civilização minoica. ... Por isso, esses povos desenvolveram-se com base na navegação, e dominaram técnicas para usar os mares como meio de contato com outras civilizações.
Ainda que não se saiba muito sobre a hierarquia social deste período, especialistas dizem que abaixo dos reis apresentava-se uma organização militar bastante forte, que era detentora dos lotes de terra. As escalas mais baixas eram compostas de comerciantes, trabalhadores livres e escravos.
Também conhecidos como Micênicos Aqueus ou Civilização Micênica foram povos antigos que ocuparam o Peloponeso e construíram cidades protegidas por muralhas. Com origem indo-europeia, eram povos nômades que buscavam terras férteis.
De origem indo-europeia eram um povo nômade em busca de terras férteis. Os aqueus designavam uma civilização guerreira que acabou por dominar os povos que ali viviam, chamados de pelasgos. ... Por conseguinte, chegaram em Creta e dominaram a civilização que lá vivia: os cretenses.