O Semanário preparou um resumo com a biografia de alguns dos principais nomes da Revolução.
Do G1, em São Paulo
Os Principais lideres foram: Robespierre, La Fayette, Danton e Marat.
Embora tenha sido desarticulado dentro da Rússia em 1898, voltou a organizar-se no exterior, tendo como líderes principais Gueorgui Plekhanov, Vladimir Ilyich Ulyanov (conhecido como Lênin) e Lev Bronstein (conhecido como Trotsky).
Lista de líderes
Mao Tsé-Tung, em chinês tradicional: 毛澤東; chinês simplificado: 毛泽东; Mao Tse-tung pela transliteração Wade-Giles, ou Máo Zédōng, pela pinyin; (Shaoshan, 26 de dezembro de 1893 — Pequim, 9 de setembro de 1976) foi um político, teórico, líder comunista e revolucionário chinês.
Entre eles, o maior destaque fica para Marx e seu associado Friedrich Engels. Em 1848, Marx e Engels deram uma nova definição ao comunismo e popularizaram o termo no famoso panfleto O Manifesto Comunista.
Os comunistas brasileiros (: Luiz Carlos Prestes e a política do PCB.
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método ...
O socialismo é um sistema político e econômico baseado na igualdade. ... O socialismo visa uma sociedade sem classes, onde bens e propriedades passam a ser de todos. O objetivo é acabar com as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre pobres e ricos.
Principais características do Socialismo A igualdade de divisão de bens entre a sociedade; O poder centralizado no Estado – inclusive de controlar os meios de produção; A ausência de competição e lucro; A ausência de divisão de classes.
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
O socialismo sugeria uma reforma gradual da sociedade capitalista, demarcando-se do comunismo, que era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
Os socialistas utópicos acreditavam que a implantação do sistema socialista ocorreria de forma lenta e gradual, estruturada no pacifismo, inclusive na boa vontade da própria burguesia.
Resposta. Resposta: Em 1917 o socialismo seria um reformador do capitalismo que o regulasse e o equalizasse de modo a diminuir as desigualdades sociais. Atualmente, o socialismo seria um caminho de transição do capitalismo para o comunismo, operando politicamente para modificar as bases econômicas da sociedade.
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
A RÚSSIA ANTES DE 1917 Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas.
[a) Antes que a revolução acontecesse, a Rússia vivia uma situação econômica marcada pela questão do atraso. A grande parte do país dependia da produção agrícola e os camponeses viviam subordinados ao mando de uma pequena faixa de grandes proprietários de terra.
A Russia nos anos anteriores a primeira guerra mundial, era um país que ainda dependia muito do setor rural e havia dado inicio a sua industrialização. Nos anos anteriores à revolução a Rússia o país possuía um sistema muito parecido com a Europa feudal.