O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro. O encéfalo tem sua origem ainda na fase embrionária, sendo formado a partir do tubo nervoso. É possível perceber, na região anterior do tubo, três regiões distintas chamadas de: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.
Em um adulto, o encéfalo pode ser dividido em quatro regiões: Tronco encefálico, o cerebelo, o diencéfalo e o cérebro.
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.
A coluna vertebral é uma estrutura óssea que acomoda a medula espinhal, que é um feixe de células nervosas que coordenam o corpo juntamente com o encéfalo e as suas partes, também coordena os nervos periféricos. É necessário haver essa proteção pois o sistema nervoso é muito frágil, e precisa estar sempre integro.
1) A parte do encéfalo que está unida à medula espinhal é a ponte, cuja função é ligar o cérebro ao restante do corpo. ... 4) O sistema nervoso voluntário é formado pelos nervos que saem do encéfalo - os chamados nervos cranianos - e os nervos com origem na medula espinhal - os chamados nervos raquidianos.
Meninges do sistema nervoso central: dura-máter, aracnoide e pia-máter. Meningite é uma inflamação aguda das membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinal, denominadas coletivamente por meninges. Os sintomas mais comuns são febre súbita e elevada, dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço.
O líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnóide e pia-máter).
O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...
Utilizado desde o final do século XIX, o exame de líquor é de grande importância no diagnóstico de doenças neurológicas, como neuroinfecções, doenças inflamatórias do sistema nervoso, doenças neurovasculares, demências e neoplasias que atingem, de forma direta ou indireta, o sistema nervoso.
Além do diagnóstico, a análise do LCR permite o estadiamento e o seguimento de processos vasculares, infecciosos, inflamatórios e neoplásicos que acometem, direta ou indiretamente, o Sistema Nervoso.
O exame do líquido cefalorraquidiano serve para o diagnóstico de doenças como a meningite ou de outras estruturas do sistema nervoso, pode também confirmar hemorragias no cérebro ou na medula.
Além disso, apresenta composição celular de até cinco células por milímetro cúbico, possui aspecto de "água de rocha", é límpido e incolor(4, 6, 11, 13). Em condições patológicas, o LCR pode apresentar aspecto turvo devido ao aumento do número de células (> 400 células/mm3) e/ou proliferação de bactérias ou fungos.
Análise citológica Em um LCR de um adulto normal, há uma predominância de linfócitos (60%-70%), seguido de monócitos (30%-50%), e, em menor quantidade, de neutrófilos (1%-3%). Em crianças há uma maior proporção de monócitos, nos quais até 80% podem ser observados em um LCR normal.
O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor, que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnoideo, ventrículos cerebrais e o canal central da medula.
A composição do líquor é seme- lhante a um ultrafiltrado de plasma, porém, contém 99% de água e apresenta maior concentração de magnésio e íons clorídricos e menor concentração de glicose, proteínas, aminoácidos, ácido úrico, cál- cio, fosfato e íons de magnésio, quando comparado a um ultrafiltrado de plasma (3, 17).
Exames Citológicos
A coleta da amostra é um procedimento médico; Deve ser feita antes do inicio da antibioticoterapia para aumentar a sensibilidade diagnóstica; Recomenda-se a coleta sequencial do líquor em, no mínimo, 3 frascos estéreis devidamente identificados e numerados de 1 a 3: 1 (bioquímica), 2 (bacteriologia) 3 (hematologia) ...