EQST

Como Possvel Compreender Geograficamente O Conceito De Lugar?

Como é possível compreender geograficamente o conceito de lugar?

Assim, pode-se dizer que para a Geografia, o entendimento do conceito de lugar é dado pela relação entre os seres humanos e o espaço. Geograficamente, portanto, o conceito de lugar perpassa uma visão calcada na expansão de sentidos dados por uma comunidade humana a respeito do local em que habitam.

O que é senso comum geografia?

O senso comum reflete o modo de pensar da maioria das pessoas, com noções que são admitidas pelos indivíduos através de suas vivências no cotidiano. Ele descreve as crenças e proposições que aparecem no cotidiano, sem se preocupar com uma investigação detalhada para atingir seu real significado.

O que é paisagem geográfica exemplos?

Há elementos da paisagem geográfica que são resultado da própria dinâmica da natureza como o relevo, o solo, a vegetação, a rede hidrográfica e outros que são fruto das ações humanas como as estradas, as cidades, os campos cultivados, as represas.

O que é a dinâmica de uma paisagem?

As paisagens são elementos dinâmicos, isto é, estão em constante transformação. ... A paisagem, por definição, é a configuração dos elementos tal qual eles se apresentam no espaço e que podem ser percebidos pelo ser humano através do uso de ao menos um dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).

O que significa dizer que as paisagens são dinâmicas?

Resposta: As paisagens são dinâmicas, ou seja, estão em constante transformação pela ação da natureza e do ser humano. Algumas modificações ocorrem lentamente, como o desgaste de uma rocha pela ação das águas ou do vento, que pode levar milhares de anos. As sociedades também transformam as paisagens.

O que é a dinâmica da natureza?

A natureza é dinâmica e está em constante transformação. ... A natureza passa por modificações, altera seus elementos, seu relevo, sua vegetação. Todas essas mudanças alteram o clima do planeta e renovam a vida.

Qual a dinâmica da natureza que interfere na paisagem?

Ela pode estar relacionada a ambientes estáticos, como um prédio ou uma montanha, e a ambientes dinâmicos, como os fluxos de carros ou o deslocamento de um grupo de pássaros. Assim, existem aquelas paisagens que revelam e predominam as transformações realizadas pela natureza, que são chamadas de paisagens naturais.

Quais são os fatores que interferem na paisagem?

Os fatores são naturais: tipo de solo, clima, relevo, etc. Esses fatores determina a composição da paisagem, por exemplo em uma região com pluviosidade e temperatura elevada temos uma floresta densa, ou em regiões de clima seco temos desertos frios ou quentes a depender da latitude.

Quais são as atividades econômicas que influenciam na dinâmica das paisagens?

Resposta:Como exemplo de atividades econômicas que influenciam nas paisagens, podemos citar: Plantações, como cana-de-açúcar, milho, arroz, feijão, café, etc; Atividades de exploração, como exploração de minérios, pedras preciosas, petróleo; Indústrias da madeira, que desmatam áreas inteiras.

O que interfere na paisagem?

A natureza, sozinha, forma paisagens naturais variadas. Mas o ser humano, ao ocupar essas paisagens, modifica-as pela sua atividade. Por exemplo, ele derruba florestas e, em lugar delas, faz plantações; escava o solo para extrair minerais; represa água dos rios para produzir energia elétrica, e assim por diante.

O que pode mudar a paisagem?

A NATUREZA TRANSFORMA A PAISAGEM A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.