Para isso, Zenão utiliza como metáfora, uma corrida de Aquiles contra uma tartaruga. ... Paradoxo de Zenão - Aquiles jamais alcançaria a tartaruga se sempre tivesse que percorrer primeiro a metade do caminho restante. Com isso, ele quis demonstrar a inexistência do movimento bem como do espaço, do tempo e da velocidade.
Discípulo de Parmênides, Zenão formou, junto ao seu mestre e a Melisso de Samos, a escola eleata ou escola eleática. Sua filosofia teve como característica principal a formulação de argumentos armados como aporias, ou seja, demonstração de paradoxos que não apresentam outra saída senão a concordância com eles.
Essa escola caracterizou-se por não procurar uma explicação da realidade baseada na natureza. ... Seus pensadores defendiam a existência de uma realidade única, por isso ficaram conhecidos também como monistas, em oposição ao mobilismo (de Heráclito, principalmente, que acreditava na existência da pluralidade do real).
Resposta. Os paradoxos de Zenão são todos referentes à infinita divisibilidade do continuo, e estão relacionados ao método de exaustão de Arquimedes.
Discípulo do filósofo grego, Leucipo de Mileto, uma das mais destacadas ideias de Demócrito envolve a sistematização do pensamento sobre a "Teoria Atômica". Segundo ele, o átomo, parte indivisível e eterna, que permanece em constante movimento, é o elemento primordial, o princípio de todas as coisas.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
filósofos pré-socráticos buscavam explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo por meio de princípios elementares de sua constituição e transformação.
Resposta. os pré-socráticos tinham a necessidade de estabelecer um sistema lógico para obter a verdade, tudo isso em oposição aos sofistas que estavam no nível das opiniões. Por isso eles buscavam a filosofia, que era o caminho da verdade através das abstrações.
Os pensadores da época que antecedem o grande filósofo Sócrates procuram a formulação de ideia sobre a gênese do Universo. A partir de observações rotineiras, a ideia era descobrir como era a realidade de um infinito ainda mais vazio que hoje. Tudo tem início com o observar da Terra; da natureza.
Sócrates ficou conhecido por ter iniciado um período da Filosofia Grega Antiga, o Período Socrático ou Antropológico, que teria surgido como uma nova saída em relação aos estudos dos filósofos anteriores (classificados como pré-socráticos).
Escola de Mileto ou milésia foi uma escola de pensamento fundada no século século VI a.C. As idéias associadas a ela são exemplificadas por três filósofos da cidade jônia de Mileto, na costa do Mar Egeu da Anatólia: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
Significado de Arché substantivo feminino [Filosofia] Elemento fundamental que, para filósofos pró-socráticos, compõe e dá origem ao Universo, sendo encontrado a partir da natureza (physis), geralmente se refere ao que é comum e subjacente a todas as coisas; arqué. ... Etimologia (origem da palavra arché).
Anaxímenes de Mileto colocou para si que a Arché era o ar, falando que o ar era o elemento primordial para que se tenha vida, foi o primeiro a dar uma causa dinâmica que faz tudo derivar o principio Uno, que o fez ter um destaque.
Resposta. Arché significa a fonte, a origem e a raiz de todas as coisas da physis, de onde as coisas vêm e para onde vão. Além disso, pode ser compreendida como o princípio de uma coisa, que, embora intangível e indemonstrável, provê as condições de possibilidade da coisa.
Ápeiron. A palavra ápeiron designa algo infinito, portanto, imortal e indefinível. Esse elemento era algo que sempre existiu, antes inclusive da existência do Universo e dos seres, e era invisível.
Entre os filósofos Milésios, podemos citar Tales, Anaxímenes e Anaximandro, todos contribuíram de forma efetiva para a formação de uma nova maneira de pensar a filosofia. ... A escola filosófica de Mileto (atualmente um cidade da Turquia), formou-se devido a acontecimentos na Ásia Menor.
O fundamento básico de todas as coisas é a menor partícula de energia existente no universo.
Para os filósofos pré-socráticos, a arché ou arqué (em grego clássico: ἀρχή), seria o elemento que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo.
Resposta. arché é o princípio de tudo, ou seja o princípio de todas as coisas!
O ser humano é essencialmente um ser social. Todos os dias temos oportunidades de convivência, seja em nossa família, em nosso trabalho ou em situações espontâneas do nosso cotidiano.
Então quem somos nós? Nós somos seres humanos , e vamos refletir sobre o que isso significa. Segundo o grande filósofo grego Aristóteles: “O Homem é um animal racional”. ... Enquanto todos os seres puramente naturais são determinados pelos instintos, nos humanos somos indeterminados ,somos livres .