Renato Karnal – falecido em 2010 e homenageado com nome de uma avenida no bairro Fazenda São Borja –, era mãe do professor e historiador Leandro Karnal, além de César, Renato Junior e Rose. O velório aconteceu nas capelas da funerária Seewald Troian.
Terceiro de quatro filhos, teve formação jesuítica e foi católico praticante durante a infância e parte da juventude antes de se tornar ateu. Aos 24 anos, mudou-se para São Paulo, onde fez doutorado na USP e iniciou sua carreira como professor.
Universidade de São Paulo1987–1994
58 anos (1 de fevereiro de 1963)
Karnal continuou no diálogo entre autores para trazer o conceito por detrás da palavra ética ao público. Com Aristóteles, ele afirmou que a ética está na prática, nas ações do indivíduo e nos pequenos gestos do cotidiano. Além disso, afirmou também que a ética é a capacidade de errar, reconhecer o erro e mudá-lo.
“A ética é o conjunto de valores e princípios que eu uso para a minha conduta no meio da sociedade, isto é, quais são os princípios para eu agir. Moral é a prática desses princípios”, define Cortella. ... “A família é o ponto de partida da formação ética”, destaca o filósofo.
Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético pode ser respeitar códigos de conduta.
Resposta. Ser ético é seguir e respeitar o conjunto de valores morais, costumes e princípios que norteiam as condutas humanas, ou seja, a ética.