Quais são os benefícios da VNI? Ao facilitar o trabalho respiratório, a VNI pode melhorar sua qualidade de vida. Estudos demonstraram que a VNI pode aumentar a duração do sono e melhorar as trocas gasosas no sangue, além de diminuir a fadiga diurna e a falta de ar.
Nava e colaboradores demonstraram que o uso de VNI visando a extubação mais precoce em pacientes com DPOC se mostrou uma estratégia vantajosa em relação ao desmame tradicional. Houve redução do tempo total da VM, do tempo de internação na UTI e melhora da sobrevida ao final de 60 dias.
Desvantagens: distensão gástrica, hipoxemia transitória, necrose de pele facial. Sua instalação requer uma interface (máscara) e um respirador. São revistos os tipos de ventiladores e modos ventilatórios, e orienta-se sua instalação, monitorização e parâmetros iniciais.
Montar um sistema de VNI neonatal é bastante simples. Precisam-se apenas de um sistema de CPAP nasal e de um ventilador convencional de fluxo contínuo, ciclado a tempo e limitado a pressão (Inter 3, Inter 5, Inter Neo, Dixtal,etc). Estes respiradores representam a maioria dos respiradores neonatais.
Como funciona essa técnica? De forma simples, essa modalidade de ventilação evita o uso de soluções como a intubação ou a traqueostomia. Como o próprio nome revela, ela é feita sem que seja necessário invadir o corpo do paciente, por meio de soluções específicas.
Desta forma, os principais tipos de VNI são:
Considera-se o processo de desmame como a interrupção da ventilação mecânica (VM) em que os protocolos têm sido utilizados cada vez mais, de forma segura e efetiva, contribuindo para diminuição do tempo em VM.
2.
Critérios para considerar a aptidão para o desmame (Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica)
Os critérios para considerar a aptidão para o desmame são:
São considerados critérios para início do desmame da ventilação mecânica, exceto: a) oxigenação adequada com pressão arterial de oxigênio (PaO2) igual a 60 mmHg.
Como resultados, os cuidados de enfermagem indicados foram: avaliação do nível de consciência, padrão respiratório e cardiovascular; nível de atividade física; ingesta e estado nutricional; gasometria arterial; dependência psicológica à ventilação mecânica; compreensão do paciente e da família relativa ao processo de ...
A P0. 1 é uma ferramenta que nos ajuda a detectar extremos de drive respiratório, o que pode ser útil ainda no manejo de assincronias ventilatórias.