Qual A Diferença Entre Ordenha Mecnica E Manual?

Qual a diferença entre ordenha mecnica e manual

Os avanços tecnológicos permitem a criação de diversos instrumentos que melhoram a vida do homem no campo. É o caso do sistema de ordenha em que o produtor de leite pode optar pelo uso do sistema mecânico para a extração de leite, ao invés do sistema manual.

Ordenha robotizada

Para responder a essa pergunta, temos que usar alguns conhecimentos de economia, principalmente o conceito de ponto de nivelamento! E assim, o professor Sebastião Teixeira Gomes em apostila para estudantes do PDPL, escreveu essa seguinte fórmula :

Geralmente, o produtor de leite opta pela ordenha manual quando o número de vacas em lactação é pequeno,em muitos casos inviabilizando o investimento.

Tags:

Tags:

          Antes de decidir pelo sistema de ordenha a ser adotado na propriedade é necessário levar em consideração vários fatores como:

Essa técnica usa um equipamento que simula a mamada do bezerro, o que favorece também uma retirada muito mais rápida e com um risco de contaminação menor. 

Com um sistema robotizado, é possível ter maior flexibilidade para a realização de outras atividades, já que esse todo o processo de ordenha é feito pelo equipamento. 

Fundação Roge

·       Qualidade do leite – e todos estes parâmetros interferem diretamente na qualidade do leite, que além do fator de contagem bacteriana, anteriormente citado, também conta com parâmetros como proteína, gordura e contagem de células somáticas . Tudo isso depende da saúde do animal e da genética e nutrição do gado utilizado na fazenda.

Por isso, se você é produtor de leite ou atua nesse setor, é importantíssimo conhecer os tipos de ordenha e as principais diferenças entre elas para, assim, escolher o método ideal para a sua fazenda de leite. 

Segundo o Censo Agropecuário de 2006 mais de 90 % dos produtores de leite do Brasil, produziam menos de 200 litros. Logicamente passamos por uma evolução na cadeia produtiva do leite desde então, mas a nossa realidade ainda é de uma imensa maioria de pequenos produtores.

Torne o LEITE um ÓTIMO NEGÓCIO!

Torne o LEITE um ÓTIMO NEGÓCIO!

Esse método é empregado por pequenos produtores, já que requer poucos recursos e, geralmente, o tamanho do rebanho não compensa o investimento em ordenha mecânica. Porém, exige mais mão de obra e resulta em baixa eficiência exatamente o contrário do que a ordenha mecanizada proporciona.

Há ainda a ordenha tipo espinha de peixe, onde as vacas são posicionadas em um fosso, em um ângulo de 33° graus e, depois, é inserido um equipamento que executa todo o processo de retirada do leite. 

A ordenha mal feita e o uso incorreto da ordenhadeira podem diminuir consideravelmente a produtividade e a rentabilidade da exploração leiteira, já que podem resultar em menor quantidade de leite, com pior qualidade, aumento da incidência de mamite, e também o custo de produção. Para que isso não aconteça é necessário ressaltar a relevância de um profissional que saiba manusear o equipamento e conheça aspectos básicos da anatomia e fisiologia do úbere, comportamento do gado leiteiro em lactação e normas de higiene. Foram identificadas algumas vantagens que a ordenha mecânica tem em relação a manual.

Inscreva-se

O CompreRural é um portal de notícias e conteúdos do agronegócio brasileiro. Foi fundado em outubro de 2015 e desde então tem como objetivo informar o produtor rural brasileiro.

A produção de leite no Brasil possui destaque mundial. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), somos o terceiro maior produtor de leite do mundo , com mais de 35 bilhões de litros por ano . Sendo que 98% dos municípios brasileiros têm produção de leite , predominando pequenas e médias propriedades. O país conta com mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite e emprega mais de 4 milhões de pessoas . A produção de leite atualmente tem uma robustez tecnológica que era inimaginável há 50 anos. E, cada dia mais, a exigência por eficiência para manter-se no mercado aumenta.  Somente aqueles produtores que forem mais eficientes técnica e economicamente conseguirão se manter na atividade.

Ordenha mecânica

·       Espinha de peixe – neste tipo de ordenha, as vacas ficam posicionadas diagonalmente (ângulo de 33°) em relação ao fosso. Esta disposição favorece a visualização e o manejo dos tetos e otimiza o espaço na lateral do fosso. Geralmente, os animais ficam dispostos nos dois lados do fosso. Mas pode também serem alocados em apenas um lado. Essa disposição depende da estrutura da sala de ordenha.

Se você quer conhecer mais sobre a ordenha robótica, conheça o nosso curso sobre o tema e inscreva-se agora mesmo. 

A realização desse processo necessita de instrumentos simples como: balde, o coador/filtro, tanque de refrigeração ou latão, a peia (para conter as pernas das vacas) e o banquinho para o ordenhador sentar e iniciar o procedimento.

Uma das razões que fizeram o país alcançar esse patamar foi a adoção de boas práticas de manejo em todos os tipos de ordenha. Confira o material!

Na ordenha mecânica, há vários métodos, como o balde aos pés, onde as vacas passam pelo processo de ordenha de forma individual. Essa técnica tem um custo baixo de implantação e, por isso, é usada por produtores menores.

Na ordenha mecânica o leite é tirado através de um equipamento mecânico que simula a mamada do bezerro. Existem quatro tipos de ordenha mecânica, são eles: balde ao pé, canalizada linha alta; canalizada linha intermediária; e canalizada linha baixa é interessante observar qual é o tipo que atende melhor a necessidade do produtor.

O que é uma ordenha mecânica?

A ordenha significa colocar o leite, ou seja, é o lucro da atividade leiteira. ... Mecânica: Utiliza uma bomba de sucção que ordenha à vaca na mesmo ordem da ordenha manual. Extrai o leite a vácuo. A diferencia reside em que o faz em menos tempo e sem risco de causar dano ao tecido do úbere.

Como deve ser a sala de ordenha?

A sala de ordenha precisa ser um local limpo, seco, com boa ventilação e que permita uma ordenha mais rápida e eficiente para garantir ao leite ordenhado uma qualidade segura.

Quanto tempo o leite materno pode ficar fora da geladeira?

O seu leite extraído pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas, ou no congelador por até 3 meses. Coloque-o na prateleira da geladeira, e não na porta, para garantir que ele seja guardado a uma temperatura constante. Depois de descongelado, o leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas.

Como armazenar leite materno para usar no mesmo dia?

Para armazenar o leite materno, tirado manualmente ou com bomba, deve-se colocá-lo em um recipiente próprio, que pode ser comprado nas farmácias ou em frascos e sacos que podem ser esterilizados em casa e, que devem ser colocados na geladeira, congelador ou freezer.

Como aquecer o leite materno que estava na geladeira?

Para aquecer o seu leite, coloque o frasco ou saco de leite materno num copo, num jarro, ou numa taça com água morna durante alguns minutos até estar à temperatura corporal (37 °C ou 99 °F). Em alternativa, utilize um aquecedor de biberões.

Como aquecer a mamadeira em Banho-maria?

Banho maria: Coloque o leite materno ou fórmula infantil na mamadeira e coloque em uma panela com água quente – não fervendo – até que o leite atinja a temperatura desejada.

Qual a temperatura ideal para o leite do bebê?

Mas, antes de dá-la ao seu bebê você deve provar sua temperatura derramando umas gotas na sua munheca. A temperatura ideal da mamadeira deve estar entre 36ºC e 38ºC que é o que teria o leite materno. Assim que, se você vir que está muito quente você pode esfriá-la embaixo da torneira.