Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês ideias para seu trabalho....
As obras de Bausch são multi-facetadas e criadas a partir de propósitos curiosos, misturas irônicas e muita sensibilidade, geradas a partir da experiência de vida de seus bailarinos, mediadas por seu típico jogo de perguntas.
Ao longo de suas mais de cinco décadas de criação, este estilo de se fazer dança, mantém quase sempre a mesma essência: Baseia-se no elemento humano e procura ser uma arte com um maior papel pessoal, que prima pela sensibilização e reflexão do público. ...
O conceito dança-teatro de Pina Bausch revolucionou e redefiniu a noção de dança. A expressão não foi, todavia, uma criação da coreógrafa alemã; ela apareceu pela primeira vez em 1920 como um conceito coreográfico que incorporava elementos do teatro, que incluiriam, por exemplo, a fala.
Conhecida principalmente por contar histórias enquanto dança, suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês, ideias para o seu trabalho.
– A alemã Pina Bausch (1940-2009) ficou famosa ao redor do mundo por causa de suas coreografias, consideradas revolucionárias no mundo da dança. ... II – Pina Bausch produzia coreografias a partir das experiências pessoais dos seus bailarinos. III – Pina Bausch buscava uma mistura entre dança e teatro nas coreografias.
Solingen, Alemanha
A artista que encenou histórias através da dança, e a revolucionou. ... A coreógrafa e diretora da companhia alemã Tanztheater Wuppertal, Pina Bausch, como é mais conhecida, com seu espírito revolucionário, rompeu com as barreiras do teatro para a dança, inserido assim o corpo de forma livre em suas peças.
Josephine Bausch
Angela Isadora Duncan
Iniciado na década de 50, o movimento da dança contemporânea possui o intuito de driblar os padrões das danças convencionais como o ballet clássico e a dança moderna.
Com uma montagem de Brecht e Weill, Pina Bausch rompeu definitivamente com todas as formas tradicionais do teatro-dança em 1976. Ela se voltou para uma dança cênica obstinada e contundente, diretamente ligada ao teatro falado.
Coreógrafa alemã expandiu os limites da arte e revolucionou seu campo com o Tanztheater Wuppertal.
Os pioneiros e os mais importantes representantes da dança teatral são : Rudolf Von Laban como o pioneiro principal, e posterior à ele estão Mary Wigman e Kurt Jooss, antecessores de Pina Bausch, de quem ela herda influências.
A linguagem da dança-teatro (Tanztheater) surgiu no âmbito da dança moderna alemã, que lançava novas bases para a arte da dança no início do século XX. Rudolf von Laban (1879– 1958) é considerado o pai da dança moderna na Europa.
A origem da dança teatral ocorreu na Europa entre 1920 e 1930. Kurt Jooss foi o responsável por criar ela é usar ela de forma consistente. A dança teatral tem como base o balé clássico. Nessa época artísticas plásticos e músicos se uniram a fim de consolidar propagação da dança teatral.
Resposta. Rudolf von Laban (1879-1958) é considerado o pai da dança moderna na Europa. Foi a partir do seu amplo estudo sobre o movimento humano e dos trabalhos de Kurt Jooss (1901-1979), seu discípulo, que o novo gênero dança-teatro surgiu na década de 1920 ” (SILVEIRA, 2009, p.
O conceito de dança-teatro surgiu na Alemanha, no Folkwang Tanz-Studio, criado por Kurt Joos no final da década de 20 e ganhou notoriedade a partir da década de 70, tendo na figura da coreógrafa alemã Pina Baush seu principal expoente. ... É uma dança com "efeito de teatro”.
A dança teatral teve início nos anos 20 com Rudolf Laban que fazia improvisações em torno do corpo/dança junto aos sons/palavras. Ela costuma associar elementos cênicos a estética da dança, sendo assim, utilizada em performances e peças.
A expressão “Dança -Teatro” ( “Tanztheater”, em alemão) tem como definição mais universal “a união genuína da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e única forma de dança, na qual a maior referência é a realidade humana.”
Representação pública de alguma coisa (teatro, cinema, dança etc.).
1 Tudo o que atrai a vista ou prende a atenção. 2 Representação teatral, cinematográfica, circense etc. 3 Vista grandiosa ou notável. 4 Qualquer apresentação pública que impressiona ou é destinada a impressionar a vista por sua grandeza, cores ou outras qualidades.
A luta é caracterizada por possuir movimentos de combate a longa e a curta distância. As de longa distância inclui empurrões, socos, defesas, imobilizações, dentre outras ações. Já a de curta distância englobam uso de aparelhos como: lanças e espadas.