A ligação iônica ocorre quando um átomo precisa perder elétrons para se tornar estável. ... *um átomo só perde elétron qnd encontra outro disposto a receber. A ligação covalente ocorre qnd 2 ÁTOMOS PRECISAM GANHAR elétrons.
Ligações secundárias, ou conhecidas também como fracas, estão relacionada com a atração entre uma molécula qualquer e suas vizinhas. Vemm comigo!!! ... Estas forças surgem no meio dos átomos ou moléculas, todavia, a sua presença é ofuscada na presença das ligações primárias de maior intensidade.
as ligações primarias são as que unem os atomos para formar os compostos e as ligações secundaria são denominadas forças intermoleculares.
As ligações químicas fortes ou primárias entre átomos podem ser do tipo iônica, covalente ou metálica. caracterizam por uma doação de elétron em decorrência da eletronegatividade entre esses átomos.
Compartilhamento de elétrons entre átomos A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.
Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl). Cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos. ... Essa ligação obedece a Teoria do Octeto: Os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência, ou seja, a configuração eletrônica dos gases nobres.
Exemplos: Ligação covalente do tipo tripla representando 3 pares eletrônicos sendo compartilhados entre os átomos de nitrogênio....
Ligação covalente: entre ametais e ametal e hidrogênio. Ametais das famílias 4A, 5A, 6A e 7A. Ligação Metálica: entre metais. Famílias: 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B e 10B, e as series dos lantanídeos e actinídeos.
As ligações covalentes ocorrem entre átomos de elementos não metálicos, isto é, entre hidrogênio, ametais e semimetais, todos com a tendência de receber elétrons. Além disso, pode ser chamada ainda de ligação homopolar. ...