O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.
O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Recife, Pernambuco
Paulo Freire (1921-1997) foi um educador brasileiro, criador do método inovador no ensino da alfabetização para adultos. ... Paulo Freire nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921.
Esse termo Freirismo se remete ao pedagogo brasileiro Paulo Freire, que hoje é considerado mundialmente como o maior expoente em pedagogia, sendo o mais citado dentre os especialistas dessa área. ... Um dos grandes influenciadores de Paulo Freire e, quem sabe o maior influenciador foi Antonio Gramsci.
2 de maio de 1997
2 de maio de 1997
Educação como prática de liberdade Essa frase diz muito sobre a metodologia de Paulo Freire e por que ela gerava tanto incômodo. ... O educador era contra o que chamava de “educação bancária”, que colocava o professor como detentor do conhecimento e o aluno apenas como depositório.
Freire (2001, p. 123) afirma que, Na verdade, a compreensão do currículo abarca a vida mesma da escola, o que nela se faz ou não se faz, as relações entre todos e todas as que fazem a escola. ... Em sua obra, Freire destaca a defesa de uma escola democrática, onde não se ensina apenas conteúdo, mas a pensar certo.
As principais obras de Paulo Freire
Sugiro começar por “Conscientização”, que apresenta a biografia e o método; seguida de “Educação como prática da liberdade” e “Pedagogia do oprimido”. Esses dois últimos ajudam na compreensão de como o método de educação de jovens e adultos se transformou em uma epistemologia da educação [uma teoria do conhecimento].
Educação e conscientização, Paulo Freire. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem envolve a transformação de homens e mulheres em sujeitos de transformação social. As pessoas devem saber ler não apenas letras, mas ler o mundo, a partir de uma perspectiva crítica e autônoma.
75 anos (1921–1997)
2 de maio de 1997