Muralistas mexicanos Eles eram Diego Rivera (1886-1957), David Alfaro Siqueiros (1896-1974) e José Clemente Orozco (1883-1949). Pelo fato de terem sido os impulsionadores do movimento muralista, ficaram conhecidos como “os três grandes”.
O Muralismo é um movimento artístico que surgiu no México, no início do século XX, criado por um grupo de intelectuais pintores mexicanos, após a Revolução Mexicana, reforçado pela grande depressão e pela primeira guerra mundial.
A Revolução Mexicana teve como luta emblemática a busca pela revalorização da cultura indígena e a reforma agrária, ou seja, a distribuição de terras entre os camponeses. Essa necessidade de terras gerou o início da revolução que tinha como lema “Tierra y Libertad”.
Em função de sua fragilidade e menor dimensão as obras do tamanho de quadros não teriam o mesmo efeito artístico e político que os murais de Rivera; que ocupam espaços enormes. Os murais de Diego Rivera são mundialmente famosos, grande nome da arte e representatividade do México.
O muralismo mexicano foi um movimento artístico e político ao mesmo tempo. O traço fundamental deste movimento é a intervenção social e política através da arte, levando-a ao povo e, através dela, transmitindo uma mensagem de otimismo e solidariedade em relação à sociedade e à humanidade. ...
Além de explorar temas nacionais, o muralismo tinha como intuito principal propor a democratização da arte que, até então, era uma parcela de poucos. Diego é considerado um dos protagonistas do Muralismo Mexicano.
Resposta: O povo asteca era politeísta, isto é, acreditavam em mais de um deus, e algumas divindades eram elementos naturais como a água, a terra, o fogo, o vento e a lua.
Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, no México. Com uma vida marcada por paixões, dor, sofrimento e perseverança, Frida Kahlo levou ao mundo as cores vibrantes e a energia do povo mexicano em suas roupas, adereços e pinturas.
Frida foi a primeira artista mexicana a ter suas obras exposta no Museu do Louvre. Entre suas obras de maior relevância estão: O ônibus; Frida Kahlo e Diego Rivera; autorretrato com colar; as duas Fridas; autorretrato com cabelos cortados; O veado ferido; Diego em meu pensamento; entre outros.
Autorretrato em um
Em 1938, mesmo ano em que conheceu André Breton, Frida fez, com grande êxito, sua primeira exposição individual em Nova York. Em 1939, antes de se separar de Rivera (no ano seguinte eles voltaram a se casar), expôs em Paris e conheceu os surrealistas.
Coyoacán
Características das obras de Frida Kahlo As obras de Frida carregam um estilo próprio e narram muito de sua vida, sendo uma forma de expressão e cura. Destacam-se a identidade nacional mexicana, pautada em temas da cultura popular e do folclore indígenas, permeada de cores fortes e vibrantes.
Aos seis anos, Frida foi diagnosticada com poliomielite. Isso fez com que a perna direita ficasse mais fina do que a esquerda, e a diminuição da circulação na perna causou dor crônica durante toda a vida da artista.
Pintura